Participamos do

D2 atrasada: Camilo reforça pedido de novos lotes da Astrazeneca a Queiroga

Conforme o governador Camilo Santana, após conversa por telefone, ministro da Saúde Marcelo Queiroga "garantiu empenho na solução" do problema
15:15 | Out. 26, 2021
Autor Ana Rute Ramires
Foto do autor
Ana Rute Ramires Repórter da editoria de Cidades
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

O governador Camilo Santana (PT) conversou na tarde desta terça-feira, 26, com o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, a respeito do envio de novos lotes de vacinas da AstraZeneca para o Ceará, "de forma a garantir a segunda dose dos cearenses". Por telefone, ele frisou a urgência da solicitação. "O ministro garantiu empenho na solução", disse o governador por meio das redes sociais. 

Camilo destacou que a Secretaria Estadual da Saúde (Sesa) já havia enviado ofício ao Ministério nessa segunda-feira, 25, a respeito da falta de novos lotes para a aplicação da segunda dose (D2) nos cearenses. A após reclamações de atrasos nas redes sociais, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) confirmou a escassez de doses do imunizante britânico na Capital. 

LEIA MAIS | Ceará oficia Saúde cobrando lotes da AstraZeneca; Ministério culpa Estado

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

 

A Sesa tem administrado a reserva técnica de vacinas contra a Covid-19 da AstraZeneca para suprir excepcionalmente as necessidades dos municípios cearenses que responderam a um questionário sobre o risco de atraso da aplicação. 

Como citato pelo governador, o pasta estadual enviou ao Ministério um ofício solicitando a reposição de 186.660 doses de AstraZeneca. O objetivo é recompor a reserva técnica do Estado, que neste mês já enviou mais de 81.400 doses aos municípios que aplicaram as segundas doses como primeiras doses.

No documento também foi comunicada a necessidade de AstraZeneca para Fortaleza nas próximas semanas, um total de 105.195 doses. Com estoque limitado, SMS só tem aplicado a D2 em pessoas que foram agendadas. 

 

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags