Com poucas doses, Fortaleza aplica D2 da Astrazeneca apenas em público agendado

A SMS informou que apenas os que possuem agendamento receberão a segunda dose (D2) do imunizante; decisão foi tomada levando em consideração a pouca quantidade de doses disponíveis

Internautas começaram a reclamar sobre alguns atrasos na aplicação da segunda dose (D2) da AstraZeneca em Fortaleza. Os postos se recusam a aplicar a D2 sem agendamento, e a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) confirmou ao O POVO que a falta de imunizantes da marca é um problema nacional.

LEIA MAIS | População totalmente imunizada contra a Covid-19 está abaixo de 50% no Cariri

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Nesta terça-feira, 26, um dos leitores do O POVO relatou que “a D2 de muitas pessoas está atrasada” e que “as pessoas não têm qualquer assistência”.

A SMS comunicou que está aplicando a D2 do imunizante só para quem foi agendado por causa do estoque limitado de doses. Quem foi agendado e perdeu o dia pode comparecer ao Centro de Eventos, Riomar Kennedy ou Iguatemi.

LEIA MAIS| Covid-19: Brasil tem 160 mortes e 5 mil casos nas últimas 24 horas

A Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa) tem administrado sua reserva técnica de vacinas contra a Covid-19 da AstraZeneca para suprir excepcionalmente as necessidades dos municípios cearenses que responderam a um questionário sobre o risco de atraso da aplicação.

LEIA MAIS | Ceará segue sem registrar gestantes e recém-nascidos internados por Covid-19

A Pasta afirma que enviou ao Ministério da Saúde, na segunda-feira, 25, um ofício solicitando a reposição de 186.660 doses de AstraZeneca. O objetivo é recompor a reserva técnica do Estado, que neste mês já enviou mais de 81.400 doses aos municípios que aplicaram as segundas doses como primeiras doses. No documento também foi comunicada a necessidade de AstraZeneca para Fortaleza nas próximas semanas, um total de 105.195 doses.

LEIA MAIS | Ceará soma 943.004 casos e 24.465 mortes pela Covid-19

Em 13 dias, o Ministério da Saúde enviou mais 1,3 milhão de doses de vacinas Covid-19 para o Ceará, mas, desses mais de 1 milhão, apenas 3 mil doses eram de AstraZeneca.

Conteúdo sempre disponível e acessos ilimitados. Assine O POVO+ clicando aqui


Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

coronavírus vacinação astrazeneca covid-19 vacinação fortaleza

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar