Termo de Uso Política de Privacidade Política de Cookies Conheça O POVO Trabalhe Conosco Fale com a gente Assine Ombudsman
Participamos do

Reforço da Pfizer aumenta em 20 vezes anticorpos em vacinados com Coronavac, diz estudo

Os dados são preliminares e foram apresentados por cientistas uruguaios, que vão continuar o estudo por dois anos
13:31 | Set. 26, 2021
Autor Wanderson Trindade
Foto do autor
Wanderson Trindade Repórter
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

Reforço da Pfizer em pessoas que se vacinaram com as duas doses da Coronavac pode aumentar em até 20 vezes seu nível de anticorpos contra a Covid-19. É o que conclui estudo de cientistas do Uruguai. Em Fortaleza, neste sábado, 25, teve início a terceira dose de idosos do público geral. 

Com dados preliminares, pesquisadores do Instituto Pasteur de Montevidéu e da Universidade da República, realizam desde março um projeto de pesquisa para estudar a evolução dos níveis de anticorpos específicos contra o coronavírus em relação às vacinas e doses administradas.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Esse estudo envolve mais de 200 voluntários, devendo durar dois anos, quando serão colhidas periodicamente amostras de sangue dos participantes.

Em um grupo menor, os cientistas já analisaram o sangue dos participantes que tomaram Coronavac em diferentes momentos: 18 dias antes da vacinação; 18 dias após a primeira dose; cerca de 80 dias após a segunda dose; e 18 após a vacina de reforço com a Pfizer.

O resultado foi visível. Houve aumento em 20 vezes dos anticorpos, quando comparados com os observados anteriormente. Ainda assim, apesar de animadores, esses resultados não são determinantes, conforme ressaltou um dos pesquisadores.

“São resultados preliminares, em uma população particular”, disse Sergio Bianchi, que é cientista do Instituto Pasteur de Montevidéu, durante coletiva de imprensa. Ele e os demais pesquisadores devem continuar monitorando os níveis de anticorpos antivirais nos voluntários.

 

Confira a entrevista coletiva de anúncio dos dados preliminares

 

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags