Covid-19: 126 municípios iniciaram vacinação de adolescentes no Ceará

No Estado, mais de 196 mil adolescentes receberam a primeira dose contra a doença

Dos 184 municípios cearenses, 126 iniciaram a campanha de vacinação em adolescentes de 12 a 17 anos contra a Covid-19. Os dados são da plataforma Vacinômetro, da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), consolidados às 17 horas, dessa quarta-feira, 15. A campanha no Estado teve início no dia 26 de agosto último. Fortaleza foi a primeira cidade do Ceará a iniciar a aplicação da vacina no público jovem.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Ao todo, o Ceará tem mais de 196 mil adolescentes que receberam a primeira dose da vacina contra a Covid-19. Nesta semana, a Capital finalizou a campanha em todos os adolescentes cadastrados para receber o imunizante e deu início a repescagem de quem perdeu o primeiro agendamento.

Suspensão da campanha

Apesar do avanço da vacinação, o Ministério da Saúde recomendou a suspensão da campanha para adolescentes sem comorbidades nos estados. A medida foi publicada em nota nessa quarta-feira, 15. A pasta afirma que a Secretaria Extraordinária de Enfrentamento à Covid-19, que aprovou a medida, decidiu a suspensão com base em evidências científicas.

Entre os motivos apontados, está que a Organização Mundial de Saúde não recomendaria a imunização de criança e adolescente, com ou sem comorbidades. A página oficial da OMS ressalta que crianças e adolescentes tendem a ter doenças mais brandas em comparação com adultos, a menos que tenham comorbidades.

Além disso, o texto afirma que a vacinação da faixa é "menos urgente do que pessoas mais velhas, com condições crônicas de saúde e profissionais de saúde".

No Ceará, a suspensão da campanha deve aguardar posicionamento da Sesa. A pasta informou que realiza uma reunião ainda nesta quinta-feira, 16, com representantes da Saúde dos municípios para avaliar o conteúdo da nota.

Nas reuniões da Comissão Intergestores Bipartite do Ceará (CIB-CE), participam gestores da Sesa e das secretarias municipais de Saúde. A previsão é que o Estado tenha uma definição oficial após a reunião, conforme O POVO apurou.

Conteúdo sempre disponível e acessos ilimitados. Assine O POVO+ clicando aqui.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

vacinação adolescentes ceará vacinação covid-19 adolescentes ceará covid-19 adolescentes cidades vacinação adolescentes ceará municípios ceará vacinação adolescentes

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar