Hospital Leonardo da Vinci está capacitado para possível 3° onda da Covid-19, diz diretor

Informações foram dadas pelo diretor geral da instituição, Emídio Teixeira, em entrevista a Rádio O POVO CBN, nesta quinta-feira, 12

O Hospital Leonardo da Vinci (HELV), equipamento referência no tratamento de pessoas com Covid-19 no Ceará, está capacitado para voltar o atendimento com exclusividade ao tratamento da doença caso exista uma terceira onda pandêmica no Estado. Informações foram dadas pelo diretor geral da instituição, Emídio Teixeira, em entrevista a Rádio O POVO CBN, nesta quinta-feira, 12.

A possibilidade de uma terceira onda da patologia foi levantada durante entrevista devido a entrada da variante Delta do coronavírus no Ceará, que ocorreu no fim de julho deste ano. Em menos de um mês da chegada da cepa, que é mais contagiosa que a original, o Estado já registra um caso de infecção por transmissão comunitária - o que significa que o vírus já circula de forma local. São 16 casos ao todo.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Emídio Teixeira, responsável pela direção da entidade, garantiu na ocasião que, caso exista um novo aumento dos casos da patologia, o hospital tem condições de voltar a direcionar o atendimento de forma exclusiva para os pacientes com a doença. "Havendo a necessidade do hospital, ele tem prontidão para transformar novamente na necessidade do atendimento do Covid", destacou o gestor.

A instituição, que foi aderida pelo Governo do Estado no inicio da pandemia, atendia inicialmente apenas casos da doença pandêmica concentrando esforços estaduais na luta contra a patologia. Em julho deste ano, com a melhora dos índices da doença, o hospital voltou a realizar os procedimentos de cirurgia eletiva, que estavam paralisados deste outubro de 2020. Mais de 500 procedimentos já foram realizados até então.

LEIA MAIS | Fortaleza agenda nascidos até março de 2001 para vacinação contra Covid-19

Prefeitura de Caucaia interdita barraca Chico do Caranguejo Cumbuco

Caso a Delta se dissemine pelo Estado e aumente significativamente o número de casos da doença, resultando em uma terceira onda, a instituição está preparada para tornar o atendimento exclusivo a Covid-19 novamente. "Temos toda capacidade de voltar o atendimento mais exclusivo para a Covid, tanto na parte de equipamentos, respiradores, como acionar a equipe de profissionais", garantiu Emídio.

Momento é de cuidado

O diretor informou ainda que o hospital tem atualmente 80 leitos exclusivos pra a Covid-19. Desses, 50 são de Unidades de Terapia Intensiva (UTI) e 30 são de enfermaria. O índice de ocupação desses equipamentos, desde o fim de junho deste ano, tem se mantido com médias de 60% a 65% na UTI e de 50% na enfermaria, conforme informou Emílio, destacando a queda na curva pandêmica.

"A curva realmente deu uma queda grande. Nós estamos com esses leitos disponíveis para toda a rede central, para as emergências. Não só aqui em Fortaleza, mas em todo Estado a gente deixa os leitos disponíveis para a necessidade de internação de pacientes que tenham sido acometidos com Covid", destacou o gestor. "A ocupação tá baixa, isso é um bom sinal. É um reflexo, mas a gente precisa de bastante cuidado nesse momento que surge a variação Delta, ainda com a não vacinação de 100% da população".

O POVO procurou a Secretaria da Saúde do Estado (Sesa) para saber se a pasta já considera possível existir uma terceira onda da doença. Também questionou se o Estado, caso cenário realmente ocorra, vai voltar a concentrar os esforços no HELV. Por meio de ligação, a assessoria informou que os hospitais de campanha no Estado, montados para atender pacientes com Covid-19, nunca foram fechados e que não há  planejamento para que sejam. O órgão, no entanto, não falou sobre a possibilidade da terceira onda. 

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

hospital Leonardo vinci covid terceira onda covid ceará pandemia ceará

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar