Termo de Uso Política de Privacidade Política de Cookies Conheça O POVO Trabalhe Conosco Fale com a gente Assine Ombudsman
Participamos do

Tarcísio Meira e Glória Menezes seguem internados; ator está intubado e atriz tem boa recuperação

Os atores Tarcísio e Glória estão internados para o tratamento contra Covid-19. Casados desde 1962, os dois receberam a segunda dose da vacina contra o coronavírus em março, em Porto Feliz, no interior de São Paulo, onde se isolaram durante a pandemia.
Autor - O Povo
Foto do autor
- O Povo Autor
Tipo Noticia

Internado para tratamento contra a Covid-19 desde a última sexta-feira, 7, o ator Tarcísio Meira, de 85 anos, passa por "diálise contínua" na Unidade de Terapia Intensiva (UTI). O ator está intubado em decorrência do tratamento. Além do artista, o Hospital Israelita Albert Einstein também recebeu Glória Menezes, sua esposa. Os dois testaram positivo para o vírus, mas apresentaram quadros diferentes.

LEIA MAIS | Aplicativo Mais Saúde notifica data de agendamento da vacina em Fortaleza

Camilo anuncia chegada de 97.990 novas doses de vacina contra a Covid nesta quarta, 11

O ator está sendo cuidado por meio da "diálise contínua", que consiste em uma remoção das substâncias tóxicas que ficam retidas quando os rins deixam de funcionar adequadamente. Enquanto isso, Glória está se recuperando em um quarto, sem necessidade de internação em UTI. O hospital confirmou que a atriz de 86 anos começou a fazer o "desmame de oxigênio nasal" no quarto.

Casados desde 1962, Tarcísio e Glória receberam a segunda dose da vacina contra o coronavírus em março, em Porto Feliz, no interior de São Paulo, onde se isolaram durante a pandemia da doença. Após a internação, famosos e amigos, como Glória Pires, Beth Goulart, Aguinaldo Silva, desejaram uma boa recuperação aos atores.

*Com informações do UOL

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Camilo anuncia chegada de 97.990 novas doses de vacina contra a Covid nesta quarta, 11

1 lote da Pfizer e outro da AstraZeneca
08:28 | Ago. 11, 2021
Autor Levi Aguiar
Foto do autor
Levi Aguiar Autor
Ver perfil do autor
Tipo Noticia

O governador do Ceará, Camilo Santana (PT), confirmou a chegada de 97.990 novas doses de vacinas contra a Covid-19. Os imunizantes devem chegar nesta quarta-feira, 11, em dois horários. O primeiro previsto às 19h20, com um lote de 54.990 de doses da vacina da Pfizer/BioNTech, que serão usadas para aplicação da primeira dose.

LEIA MAIS | Camilo tenta negociar compra de vacinas da Pfizer: "Estamos aguardando retorno"

Camilo autoriza liberação de recursos para aquisição direta da CoronaVac

Já a outra remessa, está programada para chegar às 22 horas. O estado do Ceará deve receber 43.000 doses da AstraZeneca/Oxford. Essas serão utilizadas para a segunda dose. A orientação de logística e distribuição das doses é do Ministério da Saúde (MS).

“Seguimos na luta para adquirir mais vacinas para os cearenses”, relata o chefe do executivo estadual. Além disso, o governador autorizou recursos para a compra de 3 milhões de doses da CoronaVac/Sinovac no dia 25 de agosto. A expectativa dos gestores é que as doses extras, fora do Plano Nacional de Imunização (PNI), auxiliem na velocidade do processo de vacinação.

Camilo também confirma estar negociando diretamente com a farmacêutica da Pfizer para adquirir o imunizante contra a Covid-19. Em live, na última terça-feira, o governador se declarou esperançoso sobre a possibilidade de negociação direta com a fabricante. 

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Uruguai abrirá fronteiras para turistas vacinados

INTERNACIONAL
07:59 | Ago. 11, 2021
Autor Agência Estado
Foto do autor
Agência Estado Autor
Ver perfil do autor
Tipo

O Uruguai vai começar a abrir suas fronteiras aos estrangeiros que tenham propriedades no país a partir do dia 1.º. Dois meses depois, em novembro, o governo uruguaio pretende abrir o país para o restante dos visitantes.

Até lá, a expectativa do governo é de que cerca de 75% da população local esteja completamente imunizada, sendo que quem recebeu a Coronavac terá uma terceira dose de Pfizer. No anúncio, o presidente uruguaio, Luis Lacalle Pou, deixou claro que, em ambos os casos, os que entrarem no Uruguai deverão estar completamente imunizados e devem apresentar um teste PCR negativo para covid-19.

Os proprietários poderão entrar com seus respectivos cônjuges e filhos. No caso das crianças e dos menores, não será exigida a vacinação completa, já que muitos países ainda não estão vacinando pessoas com menos de 18 anos.

Lacalle Pou afirmou também que há a possibilidade de que esses jovens e crianças sejam vacinados de forma gratuita no Uruguai, mas ele esclareceu que essa é uma decisão que ainda não foi tomada. Os detalhes do protocolo de entrada no país, que indica se haverá necessidade de um segundo PCR ou uma quarentena, serão apresentados pelo Ministério de Saúde Pública do Uruguai nos próximos dias.

O presidente uruguaio afirmou ainda que as novas medidas foram tomadas à luz da favorável situação do país. O Uruguai, com uma população de 3,5 milhões, tem 73% de vacinados com pelo menos uma dose do imunizante contra a covid-19 e 65% totalmente vacinados. Segundo o governo, alta taxa de imunização está ligada a uma forte queda nas infecções, mortes e hospitalizações desde junho. (Com agências internacionais).

As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Covid-19: vacinação de adolescentes no Ceará deve começar em setembro

Pandemia
00:30 | Ago. 11, 2021
Autor Gabriela Custódio
Foto do autor
Gabriela Custódio Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

Com meta de terminar a vacinação de adultos neste mês de agosto, o Ceará deve começar a vacinar adolescentes contra a Covid-19 em setembro. A previsão é da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa). Até segunda-feira, 2, havia 349.441 mil pessoas de 12 a 17 anos cadastradas na plataforma Saúde Digital, passo obrigatório para a campanha de vacinação no Estado.

A inclusão dessa faixa etária no Plano Nacional de Imunização (PNI) contra a Covid-19 foi anunciada pelo ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, no dia 27 de julho, com prioridade para adolescentes com comorbidades. A medida foi definida durante reunião entre o Ministério da Saúde (MS) e representantes de estados e municípios.

LEIA MAIS | Fortaleza agenda nascidos até abril de 1999; confira listas

Ceará tem 20% da população vacinada contra a Covid-19

No dia 11 de julho, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) autorizou a indicação da Comirnaty, vacina produzida pela Pfizer, para pessoas a partir de 12 anos de idade. A ampliação do público foi aprovada após estudos que indicaram a segurança e eficácia da vacina para esse grupo.

No Ceará, o cadastramento dessa parcela da população foi liberado no dia 17 daquele mês. Conforme projeção do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o Estado tem pelo menos 704.852 cearenses com idades entre 12 e 15 anos.

Até a última segunda-feira, 9, o Ceará havia recebido 7.035.488 doses de vacina contra a Covid-19 e aplicado 5.952.064 delas. Cerca 4,1 milhões das vacinas aplicadas correspondiam à primeira dose, e aproximadamente 1,7 milhões foram para segunda dose. Outras 151.323 aplicações foram de dose única.

Segundo dados do IntegraSUS, plataforma da Sesa que reúne informações sobre a Covid-19 no Estado, aproximadamente um em cada 14 casos da doença, no Ceará, foi confirmado em pessoas com idade entre 10 e 19 anos. Ao todo, foram registrados 67.342 confirmações nesse público.

Essa quantidade corresponde a cerca de 7,3% de todos os 924.062 casos confirmados no Estado desde o início da pandemia. Há, ainda, registros de 71 óbitos decorrentes do agravamento da Covid-19 nessa faixa etária, conforme atualização no sistema às 14h28min da terça-feira, 10.

No País, Rio Branco (AC) e São Luís (MA) já começaram a vacinar adolescentes. Manaus (AM) divulgou que jovens de 12 a 17 poderão ser vacinados a partir desta sexta-feira, 13, começando por aqueles que têm comorbidade. Em São Paulo, a vacinação do público da faixa de 17 e 16 anos começa em 18 de agosto.

Na Capital cearense ainda não há data prevista. Por telefone, a assessoria da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Fortaleza explicou que o cronograma depende da chegada de novas doses ao município.

Fortalezenses que nasceram no ano de 1999 já estão sendo contemplados nas listas de agendamento para esta quarta-feira, 11, e para a quinta-feira, 12. A expectativa é de, nesses dois dias, atender mais de 29 mil pessoas entre as primeiras e segundas doses.

A repescagem também está ocorrendo na Capital e segue até quinta, 12. Quem perdeu o agendamento da segunda dose ou chegou à data limite para tomá-la, conforme descrito no cartão de vacinação, pode buscar algum dos pontos onde a vacina está sendo aplicada.

Os postos de saúde, porém, não atendem os casos de repescagem por viagem, intervalo da gripe ou doença por Covid-19. Nesses casos, o fortalezense deve buscar o Centro de Eventos, os shoppings ou um dos Cucas.

Colaboraram Laís Oliveira / Especial para O POVO e Marília Freitas / Especial para O POVO

Com informações do G1

 

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Três casos da variante delta são confirmados no Porto de Santos

Saúde
20:48 | Ago. 10, 2021
Autor Agência Brasil
Foto do autor
Agência Brasil Autor
Ver perfil do autor
Tipo

Três tripulantes do navio internacional MV CS Crystal, que aportou em Santos (SP) no final de julho, foram confirmados com a variante Delta do novo coronavírus. De acordo com o Instituto Adolfo Lutz, da Secretaria da Saúde de São Paulo, a embarcação é originária de Dakar e foi mantida em quarentena após a confirmação de um caso de Covid-19.

Na semana passada, outros dois casos da variante Delta foram identificados em tripulantes do navio internacional MTM Southport. Os dois navios são monitorados pela Saúde estadual. Os casos confirmados configuram provável importação do vírus e a confirmação representa que a variante está circulando entre os tripulantes da embarcação.

As pessoas detectadas seguem as orientações de isolamento, monitoramento, diagnóstico e assistência, que são as mesmas já recomendadas pelas autoridades sanitárias.

Casos confirmados

O Instituto Adolfo Lutz e o Centro de Vigilância Epidemiológica (CVE) identificaram 91 casos de variante Delta, sendo 36 casos autóctones, que se originaram na região em que foram encontrados, 25 na Capital paulista. Além disso, foram confirmados sete casos importados, sendo cinco de navios em Santos. Há também 48 confirmações em fase de investigação epidemiológica, das quais 34 estão na cidade de São Paulo.

A variante é monitorada pela possibilidade de aumento da transmissibilidade e da gravidade da infecção. Os órgãos estaduais alertam que, nesses casos, o sequenciamento genético está sendo usado como um instrumento de vigilância, e não como diagnóstico, o qual é individual. “Portanto, não é necessário, do ponto de vista técnico e científico, sequenciamentos individualizados, uma vez confirmada a circulação local da variante”, alerta a secretaria de Saúde.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Covid-19: registrados 34,8 mil casos e 1,2 mil mortes em 24 horas

Saúde
20:34 | Ago. 10, 2021
Autor Agência Brasil
Foto do autor
Agência Brasil Autor
Ver perfil do autor
Tipo

Nas últimas 24 horas, as autoridades de saúde registraram 34.885 novos casos de covid-19 e 1.211 mortes em decorrência da doença. As informações estão no balanço diário do Ministério da Saúde, divulgado nesta terça-feira (10).

Com os novos dados, o número de mortes pela covid-19 chegou a 564.773. O acréscimo dos novos casos registrados elevou a quantidade de pessoas infectadas desde o início da pandemia a 20.212.642. Há 625.145 casos em acompanhamento. O nome é dado para pessoas cuja condição de saúde é observada por equipes de saúde e que ainda podem evoluir para diferentes quadros, inclusive graves.

O número de pessoas que se recuperaram da covid-19 chegou a 19.022.724.

Os dados em geral são menores aos domingos e segundas-feiras em razão da dificuldade de alimentação do sistema pelas secretarias estaduais. Às terças-feiras os resultados tendem a ser maiores pela regularização dos registros acumulados durante o fim-de-semana.

Estados

No topo do ranking de mortes por unidade da Federação estão São Paulo (141.277), Rio de Janeiro (60.136), Minas Gerais (51.362), Paraná (36.047) e Rio Grande do Sul (33.631). Na parte de baixo da lista estão Acre (1.804), Roraima (1.901), Amapá (1.930), Tocantins (3.576) e Alagoas (5.914).

Em relação ao número de casos, São Paulo também lidera, com 4.129.720, seguido por Minas Gerais (2.003.011) e Paraná (1.404.904). As unidades da Federação com menor número de casos são Acre (87.423), Roraima (121.130) e Amapá (121.824).

Dados da covid-19 atualizados pelo Ministério da Saúde em 10/08/2021
Dados covid-19, por 10/08/2021/Divulgação Ministério da Saúde

Vacinação

Até esta terça-feira, foram aplicadas 154,9 milhões de doses de vacinas contra a covid-19, sendo 108,5 milhões receberam a primeira dose de imunizante e 46,4 milhões a segunda dose ou a dose única. 

Segundo boletim do Ministério da Saúde, foram distribuídas para as unidades da Federação 184,8 milhões de doses de vacinas.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags