Termo de Uso Política de Privacidade Política de Cookies Conheça O POVO Trabalhe Conosco Fale com a gente Assine Ombudsman
Participamos do

Camilo Santana deve anunciar novo decreto nesta sexta-feira

O decreto atual vale até domingo, 8.
09:21 | Ago. 06, 2021
Autor - Lais Oliveira
Foto do autor
- Lais Oliveira Estagi√°ria do O POVO Online
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

O governador do Ceará, Camilo Santana (PT), deve anunciar nesta sexta-feira, 6, o novo decreto com medidas de combate à Covid-19. Ainda nessa quinta-feira, 5, o chefe do Executivo estadual esteve reunido com o Comitê Estadual de Enfrentamento à Pandemia para discutir indicadores epidemiológicos da Covid-19. O decreto atual vale até domingo, 8.  

"Falamos sobre os índices da Covid e vacinação dos cearenses. Agradeço a todos pelo importante apoio desde o início da pandemia", escreveu Camilo. O último decreto, em vigor desde 26 de julho, autorizou eventos com até 100 pessoas para ambientes fechados e até 200 pessoas para ambientes abertos, além de ampliar horário de restaurantes.

Na última semana, a variante delta foi confirmada pela primeira vez no Estado. A Secretaria de Saúde do Ceará (Sesa) já confirmou seis casos de pessoas vindas do Rio de Janeiro que confirmaram a infecção com a cepa originária da Índia.

A Fiocruz monitorava até essa quarta-feira, 4, 40 casos suspeitos da variante delta do coronavírus no Estado. Os casos envolvem viajantes que estiveram recentemente no Rio de Janeiro e em São Paulo (cidades com transmissão comunitária da cepa).

Vacina

 

O governador também anunciou hoje, a aquisição de mais 377 mil doses de vacinas contra Covid-19. Os imunizantes devem chegar entre esta sexta-feira e o final da manhã de sábado. Na noite de hoje serão 175.500 doses da Pfizer/BioNTech e 4.500 da Janssen/Johnson & Johnson, às 21h55. Além de 91.500 da AstraZeneca/Oxford, às 22h40. Já amanhã, às 12h, está previsto outro lote da AstraZeneca, com 105.500 doses. 

D√ļvidas, Cr√≠ticas e Sugest√Ķes? Fale com a gente

Tags

Fies: acaba hoje prazo para pré-selecionados completarem inscrição

Educação
09:11 | Ago. 06, 2021
Autor Agência Brasil
Foto do autor
Agência Brasil Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

Termina nesta sexta-feira (6) o prazo para que os pré-selecionados para o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) do segundo semestre de 2021 complementem a inscrição.

A rela√ß√£o dos candidatos pr√©-selecionados foi divulgada na √ļltima quarta-feira (4), em chamada √ļnica. O resultado est√° dispon√≠vel na p√°gina do Fies.

Segundo o Ministério da Educação (MEC), a seleção assegura apenas a expectativa de direito à vaga. Já a contratação do financiamento está sujeita às demais regras e procedimentos de formalização do contrato.

Lista de espera

Os estudantes que n√£o foram pr√©-selecionados est√£o automaticamente inclu√≠dos em lista de espera, observada a classifica√ß√£o. Considerando que n√£o existe novo ranqueamento, ap√≥s a publica√ß√£o do resultado da chamada √ļnica, os participantes da lista de espera dever√£o, obrigatoriamente, acompanhar sua eventual pr√©-sele√ß√£o.

Nesse caso, os candidatos dever√£o complementar sua inscri√ß√£o no prazo de tr√™s dias √ļteis, contados do dia subsequente ao da divulga√ß√£o de sua pr√©-sele√ß√£o no sistema. O prazo final para a lista de espera √© 31 de agosto.

Vagas

Em 2021, o Fies tem a oferta de 93 mil vagas. Nesta sele√ß√£o do segundo semestre, est√£o dispon√≠veis 69 mil vagas distribu√≠das em 23.320 cursos de 1.324 institui√ß√Ķes privadas de ensino superior. Caso haja vagas remanescentes, n√£o ocupadas na chamada √ļnica, o MEC poder√° fazer nova sele√ß√£o.

Pré-requisito

Para ter acesso ao fundo, √© necess√°rio ter renda familiar mensal bruta per capita de at√© tr√™s sal√°rios m√≠nimos e ter participado de uma das edi√ß√Ķes do Exame Nacional do Ensino M√©dio (Enem), a partir de 2010, obtendo no m√≠nimo 450 pontos na m√©dia das cinco provas do exame e n√£o ter zerado a prova de reda√ß√£o.

O que é o Fies 

O Fies √© o programa do governo federal que tem o objetivo de facilitar o acesso ao cr√©dito para financiamento de cursos de ensino superior oferecidos por institui√ß√Ķes privadas aderentes ao programa.¬†

D√ļvidas, Cr√≠ticas e Sugest√Ķes? Fale com a gente

Tags

Olimpíada: México vence o Japão e fica com o bronze no futebol masculino

tóquio 2020
09:11 | Ago. 06, 2021
Autor Gazeta Esportiva
Foto do autor
Gazeta Esportiva Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

Nesta sexta-feira, 6, México e Japão se enfrentaram pela disputada da medalha de bronze do futebol masculino nos Jogos Olímpicos de Tóquio. Os mexicanos venceram os donos da casa por 3 a 1, com gols de Sebastián Córdova, Johan Vásquez e Alexis Vega, e ficaram com o terceiro lugar. Kaoru Mitoma descontou para os japoneses.

LEIA MAIS| Olimpíada: Espanha bate Japão na prorrogação e enfrenta Brasil na final do futebol

No primeiro tempo, o México abriu o placar aos 13 minutos em cobrança de pênalti de Sebastián Córdova. Aos 22, Johan Vásquez ampliou para os mexicanos de cabeça após bola levantada na área por Córdova.

Já na segunda etapa, aos 12, depois de cobrança de escanteio, Alexis Vega marcou o terceiro do México. Aos 33, Kaoru Mitoma finalizou de pé esquerdo do meio da área e fez o gol de honra dos japoneses.

O México foi eliminado pelo Brasil nos pênaltis e o Japão acabou derrotado pela Espanha na outra semifinal. A grande final do futebol masculino de Tóquio será neste sábado, 7, às 8h30min (horário de Brasília), com os brasileiros buscando o bicampeonato. 

D√ļvidas, Cr√≠ticas e Sugest√Ķes? Fale com a gente

Tags

MP-SP vai investigar proposta de fechamento das Casas da Agricultura

ECONOMIA
09:09 | Ago. 06, 2021
Autor Agência Estado
Foto do autor
Agência Estado Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

O Minist√©rio P√ļblico do Estado de S√£o Paulo (MP-SP) anunciou que abriu uma investiga√ß√£o sobre o projeto que pretende extinguir as Casas da Agricultura, que prestam assist√™ncia t√©cnica especializada aos agricultores paulistas. O objetivo do procedimento √© apurar "poss√≠vel irregularidade no decreto de reestrutura√ß√£o da Secretaria da Agricultura e Abastecimento do Estado de S√£o Paulo, que visa desativar todas as 574 Casas da Agricultura e 16 dos 40 escrit√≥rios de desenvolvimento rural do Estado", informa a portaria assinada pelo promotor Christiano Jorge dos Santos, da 7¬™ Promotoria de Justi√ßa do Patrim√īnio P√ļblico e Social.
Em comunicado, a Associa√ß√£o Paulista de Extens√£o Rural (Apaer) informa que, apesar de o decreto nunca ter sido publicado, ao longo do √ļltimo ano diversos pr√©dios de Casas da Agricultura, em diferentes regi√Ķes do Estado, foram cedidos a outros departamentos e √†s prefeituras. A medida foi decretada durante gest√£o de Gustavo Junqueira e foi suspensa pelo novo secret√°rio de Agricultura do Estado, Itamar Borges.
O MP-SP diz que apura altera√ß√Ķes na pasta "para, supostamente, adapt√°-la ao plano supracitado. A t√≠tulo de exemplo, indicou-se a nomea√ß√£o de um mesmo servidor p√ļblico para o cargo de coordenador substituto nas Divis√Ķes Regionais de Bragan√ßa Paulista, Piracicaba e S√£o Jo√£o da Boa Vista, que seriam reunidas de acordo com projeto de reestrutura√ß√£o", diz trecho da portaria que instaurou a investiga√ß√£o.
Segundo a Apaer, desde agosto de 2020, a not√≠cia sobre a inten√ß√£o do governo do Estado de fechar as Casas da Agricultura tem causado grande inquieta√ß√£o nos agricultores paulistas que precisam dos servi√ßos da extens√£o rural p√ļblica. Ao longo do processo, a Apaer manifestou sua preocupa√ß√£o para que "os agricultores familiares n√£o fossem abandonados pelo Governo do Estado em plena pandemia".
"A instaura√ß√£o do inqu√©rito por parte do Minist√©rio P√ļblico confirma a import√Ęncia das Casas da Agricultura e dos Escrit√≥rios de Defesa Agropecu√°ria para o agro paulista, principalmente para a agricultura familiar que produz a maior parte do alimento que chega nas nossas mesas", comentou na nota o presidente da Apaer, Ant√īnio Marchiori.
Em maio deste ano, quando Gustavo Junqueira deixou a pasta, a proposta de extin√ß√£o das unidades foi suspensa por Itamar Borges. O novo secret√°rio se reuniu com as entidades e recebeu da Apaer projeto desenvolvido por especialistas da entidade em parceria com pesquisadores da Esalq/USP, Unicamp, Unesp, Ufscar e Embrapa, que havia sido entregue para Junqueira. "√Č preciso um olhar mais sens√≠vel e estrat√©gico sobre o potencial da agricultura paulista, que contemple suas voca√ß√Ķes regionais e caracter√≠sticas sociais", concluiu Marchiori.
D√ļvidas, Cr√≠ticas e Sugest√Ķes? Fale com a gente

Tags

Marcopolo anuncia f√©rias coletivas por falta de componentes eletr√īnicos

ECONOMIA
09:04 | Ago. 06, 2021
Autor Agência Estado
Foto do autor
Agência Estado Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

A Marcopolo, fabricante de carrocerias de √īnibus, anuncia que resolveu conceder f√©rias coletivas em suas unidades industriais localizadas no Brasil. A decis√£o foi baseada na falta de determinados componentes eletr√īnicos associados ao processo produtivo, segundo o comunicado divulgado nesta sexta-feira pela empresa. As f√©rias coletivas ter√£o in√≠cio a partir do dia 23 de agosto. Na planta San Marino, a dura√ß√£o ser√° de 20 dias. J√° em Ana Rech e S√£o Mateus, ser√£o 30 dias de f√©rias.
D√ļvidas, Cr√≠ticas e Sugest√Ķes? Fale com a gente

Tags

Orquestra Ouro Preto homenageia os Rolling Stones neste domingo, 8

Do rock ao cl√°ssico
09:00 | Ago. 06, 2021
Autor Clara Menezes
Foto do autor
Clara Menezes Autor
Ver perfil do autor
Tipo Noticia

The Rolling Stones, uma das mais populares bandas de rock do mundo, ganha adaptação para a música clássica. Neste domingo, 8 de agosto, a Orquestra Ouro Preto faz releituras das canções do grupo britânico.

Na data, a apresentação vai misturar o violino e o violoncelo com os riffs de guitarra. O concerto está sob responsabilidade e regência do maestro Rodrigo Toffolo.

O repertório, que terá arranjos assinados por Fred Natalino, contará com “Satisfaction”, “Star Me Up”, “Miss You” e outras obras famosas da banda.

Leia também | Centro Cultural Bom Jardim recebe propostas artísticas até domingo, 8

O objetivo do show é homenagear os Rolling Stones, que estão prestes a completar seis décadas de carreira, em 2022. O grupo, um dos responsáveis pela Invasão Britânica na década de 1960, tem como membros: Mick Jagger, Keith Richards, Charlie Watts e Ron Wood.

A Orquestra Ouro Preto já realizou concertos para celebrar nomes que atuam em gêneros musicais diferentes, como A-Ha, The Beatles, Duke Ellington e Mozart.

O evento integra a oitava edição do Festival do Patrimônio Cultural de Paracatu, realizado em formato virtual por causa da pandemia do coronavírus. Transmissão acontecerá no canal do Youtube da orquestra.

Leia também | Cineteatro São Luiz realiza mostra da Pandora Filmes a partir de quinta, 5

Orquestra Ouro Preto - The Rolling Stones

Quando: domingo, 8 de agosto, às 18h30min
Onde: no canal do Youtube da Orquestra Ouro Preto
Mais informações: no perfil do Instagram @orquestraouropreto

Podcast Vida&Arte

O podcast Vida&Arte é destinado a falar sobre temas de cultura. O conteúdo está disponível nas plataformas Spotify, Deezer, iTunes, Google Podcasts e Spreaker.

D√ļvidas, Cr√≠ticas e Sugest√Ķes? Fale com a gente

Tags