Repescagem volta na quarta-feira para pessoas com mais de 40 anos

Não há necessidade de agendamento prévio. Saiba quais os pontos de vacinação disponíveis

11:43 | Ago. 03, 2021

Nesta quarta-feira, 4, a Capital também volta a aplicar D1 em pessoas nascidas até fevereiro de 1996 (foto: Aurélio Alves)

Residentes de Fortaleza que têm 40 anos ou mais e ainda não receberam a primeira dose da vacina contra a Covid poderão buscar qualquer centro de vacinação a partir da quarta-feira, 4. Não há necessidade de agendamento prévio, mas as pessoas devem estar cadastradas no site Saúde Digital. 

Ao comparecer ao centro de vacinação é necessário apresentar documento de identidade com foto, CPF, Cartão Nacional de Saúde (CNS) e comprovante de residência. A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) esclarece que a expansão da livre demanda por faixa etária está condicionada ao envio de mais doses por parte do Ministério da Saúde (MS).

Com mais doses enviadas pelo Ministério, mais faixas etárias serão elencadas pela SMS. A Capital iniciou a aplicação em livre demanda por faixa etária a partir dos 90 anos, passou para 60 e depois 50 anos. Anteriormente estava disponibilizando o benefício a partir de 45 anos de idade e, agora, ampliou para os que possuem a partir de 40.

Com as 316 mil doses recebidas pelo Estado, Fortaleza realizará novos agendamentos a partir da quarta-feira. "As vacinas são enviadas pelo Ministério da Saúde, que realiza uma planilha de distribuição. Da mesma forma, o Estado realiza esta distribuição aos municípios", explicou a titular da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), Ana Estela Leite. 

 

Na última sexta, 30, Fortaleza agendou todo o estoque de primeira dose das vacinas, o que ocasionou apenas a aplicação de segundas doses no último fim de semana. Até esta terça, 3, a Capital segue aplicando apenas a D2 dos imunizantes - confira aqui a lista de agendados para receber a vacina hoje (03/08).

O Ceará recebeu 316 mil doses de vacinas no último fim de semana: 173.160 doses da Pfizer/BioNTech. Ao meio-dia, 143.200 doses da CoronaVac/Butantan. Enviados pelo Programa Nacional de Imunizações (PNI), os imunobiológicos serão para aplicação da primeira (D1) e segunda (D2) doses.

Mais de 2 milhões de doses já foram aplicadas contra a Covid-19 na Capital. O Vacinômetro da Capital, atualizado pela última vez na quarta-feira, 28, ainda contabiliza 1.927.202 doses aplicadas no total. O município também já ultrapassou a marca de mais de 500 mil pessoas com o ciclo vacinal completo - ou seja, imunizadas com primeira e segunda dose ou dose única, da Janssen.