Segunda dose: Fortaleza ultrapassa a marca de 500 mil pessoas imunizadas

Vacinação em Fortaleza e em todo o Ceará começou no dia 18 de janeiro. É necessário completar o esquema vacinal com as duas doses das vacinas ou com a dose única, da Janssen

Fortaleza ultrapassou a marca de mais de 500 mil pessoas imunizadas com a segunda dose ou com a dose única das vacinas da Covid-19 - ou seja, com o esquema vacinal completo. Vacinação na Capital e em todo o Estado começou no dia 18 de janeiro. Fortaleza está na faixa etária dos 27 anos.

Informação foi divulgado pela Prefeitura de Fortaleza nesta sexta, 30. Desde janeiro, a Capital seguiu o Plano Municipal de Operacionalização da Vacinação contra a Covid-19, atendendo a grupos prioritários. A primeira fase começou no mesmo mês, atendendo a faixa etária a partir de 75 anos, indígenas, profissionais de saúde da linha de frente contra a Covid-19 e idosos institucionalizados. A segunda fase teve início em março do mesmo ano, com foco de pessoas em 60 a 74 anos.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

A terceira fase da vacinação começou no mês seguinte, em maio, incluindo pessoas com comorbidades, grávidas e puérperas. No dia 24 do mesmo mês, a Capital iniciou a quarta fase da vacinação com pessoas em situação de rua. Posteriormente, os grupos como trabalhadores da área da educação, forças de segurança, funcionários do Sistema de Privação de Liberdade, População Privada de Liberdade e outros grupos.

No início de junho, no dia 6, a vacinação da população geral em Fortaleza começou por ordem decrescente de idade e por agendamento - como aconteceu com os idosos nas faixas etárias anteriores, de 80 a 60 anos. Fortaleza aplicou, até então, quatro imunizantes: 

CoronaVac: duas doses, com intervalo de 28 dias

AstraZeneca: duas doses, com intervalo de três meses

Pfizer: duas doses, com intervalo de três meses

Janssen: dose única

A Cidade chegou a antecipar o calendário vacinal previsto para todo o Estado. Ações como o Arraiá de Vacinação, em junho, e ações voluntárias tanto por estudantes quanto pela Prefeitura, anunciados um dia após o surgimento do projeto da UFC, aceleraram a imunização. Entretanto, a vacinação dos cearenses segue em diferentes ritmos pelos municípios, pois depende do cadastro na plataforma Saúde Digital e do fornecimento de novas doses pelo Ministério da Saúde.

 

 

 

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

vacinação segunda dose segunda dose fortaleza vacinação fortaleza vacina covid-19 janssen astrazeneca pfizer coronavac

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar