Termo de Uso Política de Privacidade Política de Cookies Conheça O POVO Trabalhe Conosco Fale com a gente Assine Ombudsman
Participamos do

Segunda dose: Fortaleza ultrapassa a marca de 500 mil pessoas imunizadas

Vacina√ß√£o em Fortaleza e em todo o Cear√° come√ßou no dia 18 de janeiro. √Č necess√°rio completar o esquema vacinal com as duas doses das vacinas ou com a dose √ļnica, da Janssen

Fortaleza ultrapassou a marca de mais de 500 mil pessoas imunizadas com a segunda dose ou com a dose única das vacinas da Covid-19 - ou seja, com o esquema vacinal completo. Vacinação na Capital e em todo o Estado começou no dia 18 de janeiro. Fortaleza está na faixa etária dos 27 anos.

Informação foi divulgado pela Prefeitura de Fortaleza nesta sexta, 30. Desde janeiro, a Capital seguiu o Plano Municipal de Operacionalização da Vacinação contra a Covid-19, atendendo a grupos prioritários. A primeira fase começou no mesmo mês, atendendo a faixa etária a partir de 75 anos, indígenas, profissionais de saúde da linha de frente contra a Covid-19 e idosos institucionalizados. A segunda fase teve início em março do mesmo ano, com foco de pessoas em 60 a 74 anos.

A terceira fase da vacinação começou no mês seguinte, em maio, incluindo pessoas com comorbidades, grávidas e puérperas. No dia 24 do mesmo mês, a Capital iniciou a quarta fase da vacinação com pessoas em situação de rua. Posteriormente, os grupos como trabalhadores da área da educação, forças de segurança, funcionários do Sistema de Privação de Liberdade, População Privada de Liberdade e outros grupos.

No início de junho, no dia 6, a vacinação da população geral em Fortaleza começou por ordem decrescente de idade e por agendamento - como aconteceu com os idosos nas faixas etárias anteriores, de 80 a 60 anos. Fortaleza aplicou, até então, quatro imunizantes: 

CoronaVac: duas doses, com intervalo de 28 dias

AstraZeneca: duas doses, com intervalo de três meses

Pfizer: duas doses, com intervalo de três meses

Janssen: dose única

A Cidade chegou a antecipar o calendário vacinal previsto para todo o Estado. Ações como o Arraiá de Vacinação, em junho, e ações voluntárias tanto por estudantes quanto pela Prefeitura, anunciados um dia após o surgimento do projeto da UFC, aceleraram a imunização. Entretanto, a vacinação dos cearenses segue em diferentes ritmos pelos municípios, pois depende do cadastro na plataforma Saúde Digital e do fornecimento de novas doses pelo Ministério da Saúde.

 

 

 

D√ļvidas, Cr√≠ticas e Sugest√Ķes? Fale com a gente

Tags

Butantan entrega 1,2 milh√£o de doses da Coronavac ao governo federal

Sa√ļde
2021-07-30 11:20:44 Autor Agência Brasil Tipo Notícia

O Instituto Butantan entregou hoje (30) mais 1,2 milh√£o de doses da vacina Coronavac ao Programa Nacional de Imuniza√ß√Ķes (PNI). Com esta nova remessa, o instituto totaliza 62,849 milh√Ķes de doses fornecidas ao Minist√©rio da Sa√ļde desde 17 de janeiro deste ano, quando o uso emergencial do imunizante contra a covid-19 foi aprovado pela Ag√™ncia Nacional de Vigil√Ęncia Sanit√°ria (Anvisa).

Segundo dados do governo estadual de S√£o Paulo, desde o dia 14 de julho at√© hoje, foram entregues 9,7 milh√Ķes de doses da vacina, que s√£o referentes √† produ√ß√£o de um lote de doses processadas pelo instituto a partir dos 6 mil litros de ingrediente farmac√™utico ativo (IFA), recebidos no dia 26 de junho.

Na madrugada do √ļltimo dia 13, o Butantan recebeu mais 12 mil litros de IFA para produzir e entregar outras 20 milh√Ķes de doses. As vacinas liberadas hoje fazem parte do segundo contrato firmado com o Minist√©rio da Sa√ļde, de 54 milh√Ķes de vacinas. O primeiro, de 46 milh√Ķes, foi conclu√≠do em 12 de maio.

D√ļvidas, Cr√≠ticas e Sugest√Ķes? Fale com a gente

Tags

Adolescente com deficiência entra para grupo prioritário de vacinação

Sa√ļde
2021-07-30 10:35:00 Autor Agência Brasil Tipo Notícia

O Governo Federal incluiu definitivamente gestantes, puérperas e lactantes, com ou sem comorbidade, no grupo prioritário de imunização contra a covid-19. A alteração na Lei 14.124, que trata do Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação foi publicada Diário Oficial da União desta sexta-feira (30).

Pela norma, crianças e os adolescentes com deficiência permanente, com comorbidade ou privados de liberdade também passam a fazer parte do grupo prioritário de vacinação contra covid-19 "conforme se obtenha registro ou autorização de uso emergencial de vacinas no Brasil para pessoas com menos de 18 anos de idade".

A inclus√£o de gestantes e adolescentes no grupo foi motivada por uma decis√£o do ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal (STF), que determinava ao Minist√©rio da Sa√ļde a an√°lise da inclus√£o dos adolescentes no Plano Nacional de Imuniza√ß√£o (PNI). Mendes argumentou que, diante da exist√™ncia de adolescentes com comorbidades e da adequa√ß√£o da vacina da Pfizer a esse p√ļblico, n√£o faria sentido limitar a vacina√ß√£o apenas a maiores de idade.

A vacina contra a covid-19 da Pfizer foi a primeira a receber o registro definitivo no Brasil. Em junho, o imunizante da farmac√™utica americana contra o novo coronav√≠rus, primeiro a ter registro definitivo no Brasil, obteve o aval da Ag√™ncia Nacional de Vigil√Ęncia Sanit√°ria (Anvisa) para aplica√ß√£o em grupos com 12 anos de idade ou mais.

Na √ļltima ter√ßa-feira (27), o ministro da Sa√ļde, Marcelo Queiroga, disse que assim que for conclu√≠da a vacina√ß√£o de maiores de 18 anos, o Brasil iniciar√° a vacina√ß√£o de adolescentes com idades entre 12 e 17 anos.

D√ļvidas, Cr√≠ticas e Sugest√Ķes? Fale com a gente

Tags

Cear√° deve receber quase 320 mil doses de vacina contra Covid-19 neste fim de semana

D1 E D2
2021-07-30 07:23:00 Autor Redação O POVO Tipo Noticia

Ceará deve receber quase 320 mil doses de vacina contra Covid-19 neste fim de semana. A informação é do governador Camilo Santa (PT) em publicação na manhã desta sexta-feira, 30, um dia após a Secretaria da Saúde do Estado (Sesa) afirmar que casos da variante delta foram confirmados em passageiros que chegaram a Fortaleza

Leia Mais | Secretaria da Saúde procura passageiros que estavam em voos com infectados pela cepa delta

De acordo com Camilo, deverão chegar 173.160 doses da Pfizer e 146.800 doses da vacina CoronaVac. Ainda não há confirmação do horário de chegada pelo Ministério da Saúde, que envia as doses. Até o momento, mais de cinco milhões de pessoas foram imunizadas no Ceará. "Seguimos na luta para vacinar toda a nossa população o mais rápido possível", afirmou Camilo. 

Nesta semana, três novos lotes de vacinas foram enviados ao Estado em três dias. O mais recente chegou na manhã da quarta-feira, 28, com 93.600 doses da vacina da Pfizer. Conforme Secretaria da Saúde (Sesa), os imunizantes estão destonados para a aplicação da primeira dose (D1) e da segunda dose (D2).

Mais de 6,5 milhões de doses

De acordo com a contabilização da Sesa, o lote previsto para este fim de semana será o 57º a chegar com vacinas contra a Covid-19 no Ceará. Até o momento, o Estado recebeu 6.542.868 doses.

As doses levaram a um total de 1.595.174 pessoas que completaram a imunização contra a Covid-19 (duas doses de AstraZeneca, CoronaVac, Pfizer ou dose única da Janssen). A quantidade equivale a 17,36%* da população, de um total de 9,1 milhões de pessoas que residem no Estado. Em relação à primeira dose (D1), 3,8 milhões de pessoas receberam a vacina, contabilizando 41,60% da população do Estado. Ceará aplicou mais de 5,4 milhões de doses da vacina contra a doença em seis meses da campanha de vacinação contra a doença.

As informações são da plataforma Vacinômetro, da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), consolidadas às 17 horas dessa quarta-feira, 28.

D√ļvidas, Cr√≠ticas e Sugest√Ķes? Fale com a gente

Tags

Covid-19: Presidente sanciona lei com prioridades para vacinação

Sa√ļde
2021-07-29 20:53:33 Autor Agência Brasil Tipo Notícia

O presidente Jair Bolsonaro sancionou a lei que inclui gestantes e lactantes como grupo prioritário para a vacinação contra a covid-19. Todas as lactantes são consideradas prioridade, independente de idade da criança ou da existência de comorbidades. Também estão entre as prioridades puérperas, crianças e adolescentes com deficiência permanente ou com comorbidade, e pessoas privadas de liberdade.

A lei teve origem no Senado, em um projeto do senador o senador Jean Paul Prates (PT-RN). Durante os debates no Legislativo, Prates elencou como motivos para a apresentação do projeto a diminuição da chance de uma lactante que volta ao trabalho presencial adoecer e contaminar o filho e a redução do índice de mortalidade materna, entre outros.

Direitos dos idosos

Bolsonaro tamb√©m aprovou a convoca√ß√£o da 5¬™ Confer√™ncia Nacional dos Direitos da Pessoa Idosa. O evento ser√° realizado ainda este ano, de forma virtual, em sistema disponibilizado no s√≠tio eletr√īnico do Minist√©rio da Mulher, da Fam√≠lia e dos Direitos Humanos (MMFDH).

A ideia √© possibilitar a participa√ß√£o da sociedade civil, na figura das entidades que atuam na defesa, promo√ß√£o e garantia dos direitos dos idosos, no debate sobre os desafios e pol√≠ticas p√ļblicas necess√°rias a essa parcela da sociedade.

A Confer√™ncia ser√° realizada em duas etapas: regional e nacional. Na regi√£o Norte, ocorrer√° nos dias 4, 5 e 6 do m√™s¬†de agosto; na regi√£o Nordeste, nos dias 9, 10 e¬†11 de agosto; na regi√£o Sul, em 18, 19 e¬†20 de agosto. No Sudeste, a Confer√™ncia ser√° realizada entre 23 e¬†25 de agosto; e na Centro-Oeste, em 30 e¬†31 de agosto¬†e 1¬ļ de setembro. J√° a etapa Nacional est√° marcada para os dias 29 e 30 do m√™s¬†de setembro¬†e 1¬ļ de outubro.

D√ļvidas, Cr√≠ticas e Sugest√Ķes? Fale com a gente

Tags

asa Branca incentiva US$ 100 aos que se vacinarem e reforça estímulos

INTERNACIONAL
2021-07-29 19:48:03 Autor Agência Estado Tipo Notícia

O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, anunciou nesta quinta-feira, 29, medidas para refor√ßar o incentivo √† vacina√ß√£o contra a covid-19. Dentre elas, est√° a convoca√ß√£o para que os governos em diferentes inst√Ęncia providenciem US$ 100 para cada cidad√£o que se vacinar a partir de agora. Conforme comunicado pelo Departamento do Tesouro, este √© considerado um impulso extra para a vacina√ß√£o. O recurso pode ser retirado do plano que dedicou US$ 350 bilh√Ķes para o combate √† pandemia.
Biden também anunciou que o governo federal irá reembolsar empregadores que liberarem, sem descontos, seus funcionários nos dias de vacinação. Segundo o presidente, a medida também se aplica nos casos em que empregados tiverem que levar parentes para se vacinarem. "Se não fizermos progresso, imagino que várias empresas comecem a exigir comprovação da vacina", disse o presidente. Já os funcionários federais serão questionados a comprovarem que estão vacinados, informou Biden.
Questionado sobre como pode garantir que um novo lockdown n√£o ir√° ser imposto nos Estados Unidos, o presidente refor√ßou a efic√°cia das vacinas at√© o momento e disse poder apenas responder com as informa√ß√Ķes que disp√Ķe agora sobre as variantes do coronav√≠rus. Acrescentou que "no momento, nenhum americano precisa de uma dose de refor√ßo da vacina contra covid", atribuindo a afirma√ß√£o a especialistas.
Neste momento, 190 milh√Ķes de americanos tomaram pelo menos uma dose da vacina contra a covid-19, enquanto 164 milh√Ķes est√£o totalmente vacinados, informa o presidente. "H√° muito medo e desinforma√ß√£o no pa√≠s e precisamos parar isso com a verdade e a ci√™ncia", disse Biden, "Mesmo estando totalmente vacinado, voc√™ ainda pode contrair a variante delta e transmitir a quem n√£o est√°". Mais uma vez, o chefe da Casa Branca refor√ßou que a pandemia vista nos Estados Unidos se limita √† minoria da popula√ß√£o n√£o vacinada. "As vacinas s√£o seguras, altamente eficazes e n√£o h√° nada pol√≠tico sobre elas".
Sobre o resultado do Produto Interno Bruto (PIB) do pa√≠s, divulgado hoje, Biden se mostrou positivo. "O PIB mostra que nossa economia teve o crescimento mais r√°pido dos √ļltimos 40 anos", disse. O resultado de crescimento √† taxa anualizada de 6,5%, no entanto, ficou abaixo do avan√ßo de 8,5% esperado por analistas ouvidos pelo Broadcast.
D√ļvidas, Cr√≠ticas e Sugest√Ķes? Fale com a gente

Tags