Média móvel de casos e óbitos segue caindo em Fortaleza desde março deste ano

Em boletim divulgado nesta sexta-feira, 30, a Secretaria Municipal de Saúde apontou que os indicadores seguem melhorando. Os especialistas ponderam, no entanto, que a magnitude da queda pode ter a ver com o retardo da confirmação de casos e óbitos mais recentes

A média móvel de casos e mortes em decorrência da Covid-19 continua caindo em Fortaleza. De acordo com dados divulgados em boletim epidemiológico divulgado nesta sexta-feira, 30, a redução é de 35% em relação aos óbitos e de 63,5% para as contaminações. A comparação é realizada com o que foi registrado há duas semanas, ainda que os especialistas da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) enfatizem que os números podem se relacionar ao retardo na confirmação dos casos mais recentes. Os dois indicadores seguem caindo semanalmente nas análises dos boletins desde o dia 12 de março deste ano.

Outro indicador que também apresenta redução é a proporção de positividade das amostras RT-PCR, considerada a forma mais eficaz para se detectar a doença. O número foi de 5,9% entre os dias 23 e 29 de julho, dois pontos percentuais abaixo ao calculado na semana anterior. No período em que foi registrado o maior número de casos na Capital desde o início da pandemia, na segunda quinzena de março deste ano, o índice superou os 45%.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Em relação aos óbitos, o documento aponta que há uma “queda consistente na média móvel” e explica que a partir de agora é provável que haja uma desaceleração do ritmo de redução. A razão é que o patamar de incremento diário de óbitos passou a ser inferior a cinco mortes. No total, 9.520 fortalezenses morreram em decorrência da Covid-19, sendo 27% dos óbitos confirmados na população entre 20 e 59 anos.

O crescimento das mortes do que se convencionou chamar de “segunda onda” da doença começou em dezembro do ano passado, quando observou-se uma alteração no padrão de estabilidade da curva epidêmica. A partir de então, o crescimento exponencial mais evidente aconteceu nos meses de março e abril de 2021 e em maio iniciou-se uma diminuição das fatalidades diárias. A tendência foi ampliada no mês de junho e perdura até esta semana.

>> Leia a íntegra do boletim divulgado pela SMS nesta sexta-feira: Clique aqui para baixar o PDF.

Confira números divulgados no boletim:

- Média móvel de casos

Últimos sete dias: 50,7
Há duas semanas: 139,1

- Média móvel de mortes

Últimos sete dias: 2,6
Há duas semanas: 4

- Número de mortes por mês (2021)

Janeiro: 240
Fevereiro: 528
Março: 1.588
Abril: 1.468
Maio: 777
Junho: 270
Julho: 84 (até o dia 29)

- Taxa de mortalidade* por regional (desde o início da pandemia)

Regional I: 348,4
Regional II: 414,4
Regional III: 354,2
Regional IV: 420
Regional V: 351,1
Regional VI: 286,7

*Taxa de Mortalidade acumulada por bairro = Número total de mortes do bairro/População do bairro x 100.000 habitantes


Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

coronavírus boletim epidemiológico Covid-19 Fortaleza

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar