Covid-19: cearenses em condições específicas podem receber dose única e D2 antecipadamente

A medida foi autorizada pela Comissão Intergestores Bipartite (CIB-Ce), que reúne representantes dos 184 municípios cearenses, como meio de enfrentamento a pandemia

Cearenses vão poder receber a segunda dose (D2) ou a dose única da vacina contra Covid-19 de forma antecipada, desde que se enquadrem em situações específicas - como os pacientes que precisam iniciar tratamento com imunossupressor. A medida foi autorizada pela Comissão Intergestores Bipartite (CIB-Ce), que reúne representantes dos 184 municípios cearenses, como meio de enfrentamento a pandemia.

O adiantamento foi estabelecido por meio de uma resolução, que vigora desde a última semana e foi assinada por representantes de órgãos sanitários, como o secretário da Saúde Dr. Cabeto. Com autorização da CIB, o documento determina que a antecipação da D2 e da dose única (DU) pode ser solicitada por contemplados que façam parte de uma das quatro categorias estipuladas, sendo elas: 

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

- Intercambistas com bolsas de estudo e agendamento de viagem realizada;

- Trabalhadores embarcados em situações especiais que configurem dificuldade de acesso à referida dose em tempo hábil;

- Pessoas com necessidades de realização de procedimentos cirúrgicos ou tratamentos desde que justificado o risco de morte ou complicação, e a impossibilidade de aguardar o agendamento da sua dose;

- Pacientes com necessidade de iniciar tratamento com imunossupressor;

Procedimento necessário

O contemplado que integrar uma dessas categorias e desejar o adiantamento ou da D2 ou da DU deve apresentar documentações que comprovem a situação onde ele se enquadra. Documentos médicos, por exemplo, se o caso for a necessidade de procedimentos cirúrgicos ou tratamentos.

Todos os documentos devem ser encaminhados para a secretária da saúde do município onde o contemplado mora, para que a solicitação seja formalizada junto a Secretaria da Saúde do Estado (Sesa). No caso de intercambistas vinculados às universidades brasileiras, deve ser encaminhando um "documento único contendo a lista dos alunos contemplados por período", segundo informações da pasta.

Ceará vacina população geral 

Atualmente o Ceará segue vacinando contra Covid-19 a população geral, com idade entre 18 a 59 anos, em ordem decrescente. Em Fortaleza, já estão sendo contemplados com a primeira dose os nascidos até 1995. No entanto, neste fim de semana, a Capital terá apenas a aplicação da D2 do imunizante.

Mais de 20 mil pessoas devem comparecer aos equipamentos de vacinação de Fortaleza neste sábado e domingo, para receber a segunda dose dos imunizantes da AstraZeneca, CoronaVac e Pfizer. No mesmo período, há uma previsão de que o Estado receba quase 320 mil doses de vacina.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar