Santa Quitéria zera casos de Covid-19 e não registra mortes há 2 meses

Pela primeira vez desde o começo da pandemia, município não registra nenhum caso ativo da doença

O município de Santa Quitéria, na região Norte do Ceará, zerou o número de casos ativos do novo coronavírus. Os últimos três pacientes infectados que estavam em tratamento receberam alta nesta quarta-feira, 28. A informação foi divulgada pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS). É a primeira vez, desde o começo da pandemia, que a cidade não registra nenhum caso da doença.

De acordo com o boletim epidemiológico divulgado nesta quinta-feira, 29, o município contabiliza 5.315 casos confirmados, dos quais 5.240 são de pessoas já recuperadas, e 72 óbitos em decorrência da infecção. Os dados indicam que não há nenhum paciente positivado internado ou em isolamento domiciliar nas últimas 48 horas. Apenas dois casos suspeitos estão sendo monitorados pela SMS. Ambos os pacientes cumprem quarentena em suas casas.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Há cerca de um mês, o município já havia reduzido a zero o número de pacientes internados com Covid no Hospital de Campanha. A unidade permanece com todos os seus 12 leitos clínicos vazios, segundo a Plataforma IntegraSus, da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), que monitora a ocupação dos leitos em todos os municípios do Estado.

LEIA TAMBÉM | Maranguape zera internações de pacientes com Covid-19 

Os números comemorados hoje refletem medidas de isolamento social rígidas adotadas no início deste ano. “Santa Quitéria foi o primeiro município da região Norte a decretar lockdown em 2021, ainda em fevereiro, num momento muito difícil. Fechamos a cidade, não só comércio”, afirma o Secretário Municipal de Saúde, Adeilton Mendonça, em entrevista ao O POVO. Segundo ele, a população “entendeu o recado”  das autoridades municipais e colaborou com o enfrentamento à doença.

“As pessoas realmente respeitaram as medidas e foram sensibilizadas com a situação. Paralelo a isso, abrimos Hospital de Campanha, reforçamos a testagem e fizemos monitoração e rastreio dos casos. Acredito que essa junção de ações foi fundamental para chegarmos a esses bons indicadores”, completa Mendonça, que apesar do quadro animador, pede cautela à população. “Orientamos o uso de máscara, o distanciamento e todas as medidas de precaução. Não tem liberação geral, continuamos atentos para manter os números de hoje”, finaliza o secretário. A mensagem foi reforçada pelo prefeito, José Braga Barrozo (PSB), em publicação nas redes sociais. "Não podemos baixar a guarda. Devemos continuar nos protegendo”, destacou.

Avanço da vacinação

A redução dos indicadores da pandemia em Santa Quitéria ocorre de forma simultânea ao avanço da campanha de vacinação. Até agora, ao menos 16.987 pessoas já foram vacinadas com pelo menos uma dose dos imunizantes disponíveis, incluindo a vacina da Janssen, administrada em dose única. A quantidade corresponde a 53,08% da população adulta do município, estimada em 32 mil habitantes pelo IBGE.

Já o número de moradores vacinados com a 2ª dose chega a 8.965, ou 28,1% do total de pessoas com mais de 18 anos. As informações são da Vacinômetro municipal, atualizado na noite de hoje, 29.

O avanço da campanha de imunização coincide com a redução no número de mortes. Segundo o IntegraSus, Santa Quitéria não registra óbitos em decorrência da Covid há mais de dois meses. A última morte foi registrada em 28 de maio, há 62 dias.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

SANTA QUITÉRIA PANDEMIA COVID-19 ZERO CASOS DE COVID-19 PANDEMIA CEARÁ

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar