PUBLICIDADE
Coronavírus
NOTÍCIA

Com 39% da população vacinada, Ceará lidera aplicação da 1ª dose no Nordeste

Após seis meses de vacinação, o estado do Ceará atingiu a marca de 39% da população vacinada com a primeira dose, ocupando assim o primeiro lugar na região do Nordeste

Filipe Pereira
13:25 | 17/07/2021
Ceará ultrapassou a marca de 5 milhões de doses aplicadas das vacinas contra a Covid-19 (Foto: Fernanda Barros/ Especial para O POVO)
Ceará ultrapassou a marca de 5 milhões de doses aplicadas das vacinas contra a Covid-19 (Foto: Fernanda Barros/ Especial para O POVO)

Com seis meses de duração da campanha de vacinação contra a Covid-19, o Ceará ocupa o primeiro lugar na aplicação da primeira dose (D1) dos imunizantes no Nordeste. Segundo informações da Secretaria de Saúde do Ceará (Sesa), desde o dia 18 de janeiro, o Estado atingiu a marca de 39% da população vacinada com a primeira dose. No entanto, Fortaleza está sem estoque de D1 neste fim de semana e não haverá vacinação.

Na última terça-feira, 13, o titular atual da Pasta, Dr. Cabeto, afirmou que o Ceará pode vacinar população até 12 anos contra a Covid-19 até o fim de agosto. Entretanto, ainda não há previsão sobre quando os adolescentes devem começar a receber doses da vacina. Para isso, o governo estadual aguarda a inclusão dos adolescentes no Plano Nacional de Imunização (PNI), coordenado pelo Ministério da Saúde, para iniciar a vacinação deste público.

Segundo o secretário, a meta é chegar até o fim de agosto com 100% da população a partir de 18 anos vacinada. Ele reforça que o objetivo é garantir mais segurança da população e manter o funcionamento das atividades essenciais.“ Quero agradecer a todos os municípios cearenses, aos secretários municipais e aos trabalhadores da Saúde pela forma eficiente da imunização, que se inicia na distribuição das vacinas de forma imediata".

De acordo com as informações da plataforma Vacinômetro, da Sesa, consolidadas às 17 horas dessa quinta-feira, 15, o Ceará ultrapassou a marca de 5 milhões de doses aplicadas das vacinas contra a Covid-19. Ao todo, são 5.010.320 doses, sendo 3,6 milhões aplicadas na primeira dose (D1), 1,2 milhão na segunda (D2) e mais de 139 mil na dose única.

Até o momento, a campanha de vacinação no Estado conta com quatro tipos de vacinas (CoronaVac, AstraZeneza, Pfizer e Janssen), enviadas por meio do PNI. Um novo lote com 176.750 doses da vacina contra a Covid-19 da farmacêutica AstraZeneca chegaram ao Ceará por volta de 22 horas da última quinta-feira, 15.

O governador Camilo Santana (PT) anunciou nessa quarta-feira, 14, que negocia a aquisição de pelo menos três milhões de doses da vacina CoronaVac junto à empresa chinesa Sinovac. O Estado também mantém contato com o Instituto Butantan, que representa o laboratório no Brasil.

O Governo do Ceará também fechou acordo de compra direta com o Fundo Soberano Russo para adquirir 5,87 milhões de doses da vacina Sputnik V, que tem eficácia comprovada de 91,4%, para possibilitar a imunização da população do Ceará acima de 12 anos até o fim de agosto. A previsão é de que as doses cheguem ao Brasil ainda neste mês.