Média móvel de mortes por Covid-19 cai 41% em Fortaleza; casos caem 90%

Ainda que a proporção da queda de casos e mortes possa estar ligada ao retardo da confirmação de episódios mais recentes, a pasta considera que os dados preliminares de junho indicam que há uma tendência de queda da transmissão do vírus

A média móvel de mortes por Covid-19 dos últimos sete dias apresentou diminuição de 41% em comparação com ao indicador registrado há duas semanas em Fortaleza, conforme análise divulgada nessa sexta-feira, 25, em boletim epidemiológico da Secretaria Municipal da Saúde (SMS). Em relação aos casos confirmados, a redução da média foi de 90%, quando considerado o mesmo período.

A pasta ressalta que a proporção da queda pode estar ligada ao retardo na confirmação dos casos e mortes mais recentes, mas, ainda assim, os especialistas da secretaria consideram que há uma “queda consistente” da média móvel de óbitos na Cidade. “As oscilações ascendentes (repiques) e platôs mais curtos do que os que foram observados na série de casos indicam variações esperadas”, aponta o documento.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

O órgão lembra, no entanto, que a Capital ainda enfrenta um patamar “relativamente elevado” de casos, apesar dos sinais de melhora registrados desde o início de maio. No período de trinta dias, entre os dias 15 de maio e 15 de junho, houve queda de 63% da média móvel de óbitos, reduzindo de 27 para 10. Dados preliminares de junho consolidam tendência de queda da transmissão identificada em maio, conforme a análise.

O boletim considera que ainda existe uma transmissão comunitária, embora não identificada inteiramente pela limitação de testagem dos casos leves nas áreas menos favorecidas e pela perda de endereços no processo. A Regional VI, que inclui bairros como Castelão, Água Fria e Messejana, continua sem exibir concentração espacial de mortes. A segunda onda da pandemia é particularmente mais expressiva em bairros com alto IDH, conforme o documento.

Confira números divulgados no boletim:

- Média móvel de casos

Últimos sete dias: 41,4

Há duas semanas: 419,7

- Média móvel de mortes

Últimos sete dias: 5,7

Há duas semanas: 9,6

- Número de mortes por mês (2021)

Janeiro: 239

Fevereiro: 530

Março: 1.572

Abril: 1.431

Maio: 748

Junho: 151 (até dia 25)

- Taxa de mortalidade* por regional (desde o início da pandemia)

Regional I: 334,3

Regional II: 400,1

Regional III: 342,8

Regional IV: 406,7

Regional V: 338,1

Regional VI: 270,7

*Taxa de Mortalidade acumulada por bairro = Número total de mortes do bairro/População do bairro x 100.000 habitantes

>> Acesse a íntegra do boletim epidemiológico divulgado nesta sexta-feira: Clique aqui para baixar o PDF.

 

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

boletim epidemiológico sms fortaleza média móvel de óbitos coronavírus fortaleza média móvel de casos coronavírus fortaleza secretaria municipal da saúde de fortaleza boletim sms fortaleza

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar