Covid-19: Ceará deve alcançar 40% da população adulta vacinada com a D1 neste fim de semana

Conforme secretário da Saúde, dr. Cabeto, 34% da população com mais de 18 anos já recebeu a primeira dose contra a Covid-19

Ceará deve chegar a 40% da população adulta vacinada com a primeira dose (D1) contra a Covid-19 neste fim de semana. Taxa corresponde 2.850.011 de cearenses. A informação é do secretário da Saúde do Estado, Carlos Roberto Martins Rodrigues Sobrinho, o dr. Cabeto. No Estado, 34% da população com mais de 18 anos já recebeu a D1 e 15% foi vacinada com a D2. Meta do governo estadual é vacinar 100% da população adulta até o final de agosto.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Dados de vacinação e indicadores epidemiológicos foram detalhados durante transmissão ao vivo para anúncio das medidas do novo decreto de isolamento social do Estado. Foram apresentados dados do Sistema de Informações do Programa Nacional de Imunizações, do Ministério da Saúde.

Mesmo com atraso na chegada de doses da Janssen, a secretária de vigilância e regulação da Sesa, Magda Almeida, garante que não haverá atraso no plano de imunização. Estado vai mobilizar a reserva estratégia da Astrazeneca para completar a aplicação de D1 prevista para essa semana.

"É importante que os municípios se mobilizem. A gente tem bastante vacina para essa semana. É importante que descentralizem os postos e facilitem o acesso da população", aponta.

No Ceará, 58,93% das pessoas vacinadas com a primeira dose contra a Covid-19 são mulheres. Número é considerado significativamente maior que o de homens em todas as faixas de idade, conforme dr. Cabeto. São 1.504.762 mulheres e 1.048.799 homens que já receberam a primeira dose do imunizante no Estado.

"Vacinamos muito mais a população idosa, evidentemente. Esse era o objetivo. Chama a atenção um evento que tem acontecido no Brasil inteiro. Em todas as faixas etárias o número de mulheres vacinadas é bem maior do que o dos homens. É muito importante lembrar a população masculina da importância de se vacinar e de comparecer ao posto de saúde porque, em geral, os quadros tem sido mais graves na população masculina", alertou o secretário.

O Ceará registrou, nesta sexta-feira, 18, a marca de 4.035.882 cadastros para vacinação contra a Covid-19 na plataforma Saúde Digital, da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa). De acordo com Magda Almeida, só no mês de junho, foram feitos mais de 1,5 milhão de registros na plataforma.

Desde essa quinta-feira, 17, crianças e adolescentes a partir de 12 anos podem se cadastrar na plataforma. Não foi divulgada, contudo, uma previsão para que essa faixa etária comece a ser vacinada.

Na campanha de vacinação contra a Covid-19 no Estado, 151 municípios iniciaram a vacinação do público geral, de 18 a 59 anos, conforme a Sesa. A população vem sendo contemplada com doses das vacinas da CoronaVac/Instituto Butantan, AstraZeneca/Oxford e Pfizer/BioNTech.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

vacinação contra covid-19 ceará vacinação covid-19 ceará campanha vacinação covid-19 ceará população vacinada duas doses população ceará vacinada covid-19 ceará vacinação covid-19

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar