Ceará tem 83,72% das UTIs ocupadas e 80 pessoas esperando na fila por leitos

Dados são da plataforma IntegraSUS, da Secretaria da Saúde do Estado (Sesa), com base em informações colhidas até às 17h02min desta sexta-feira, 18

Ceará tem 83,72% das Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) ocupadas por pacientes com Covid-19, conforme dados da plataforma IntegraSUS, da Secretaria da Saúde do Estado (Sesa), com base em informações colhidas até às 17h02min desta sexta-feira, 18. O monitoramento, que considera unidades de saúde públicas e privadas, aponta ainda que 80 pessoas aguardam na fila de espera por leitos.

O maior índice de ocupação nas "UTIs Covid" da Unidade Federativa é da ala voltada para atendimento adulto, que se encontra em 85.86%. Em seguida aparece o setor de tratamento infantil, com ocupação de 83.02%. UTI gestante e neonatal seguem ocupadas em 33% e 20% respectivamente.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

LEIA MAIS | Ceará registra 858 mil casos de Covid-19; mais de 600 mil pessoas estão recuperadas

Com "Arraiá da Vacinação", Fortaleza deverá imunizar cerca de 80 mil pessoas no fim de semana

Camilo Santana anuncia novas medidas do decreto de isolamento social nesta sexta-feira

Já nas enfermarias a média de ocupação geral é de 52,29%, porcentagem bem abaixo do percebido em momentos de pico da pandemia no Estado, onde ficava acima de 80%. A maior ocupação nesse tipo de equipamento é identificada na ala infantil: 60.91%. Enfermaria adulto está ocupada em 52.25%, gestante em 18.52% e a ala neonatal não teve dados divulgados no sistema.

Em Fortaleza, a média geral de ocupação das UTIs é de 80,66% e das enfermarias é de 62,68%. A Capital segue em retomada econômica há quase dois meses e já tem permitido a realização de atividades econômicas e de lazer como shoppings e comércios de rua, em horário limitado. 

Fila de espera por leitos

O número de pessoas que esperam por leitos de tratamento específico contra Covid-19 caiu de forma expressiva no Estado. Na última semana, monitoramentos mostravam o índice quase sempre acima de 200 e nesta sexta, em dados colhidos até às 13h09min, o quantitativo aparecia em 80.

Dessas pessoas, 50 aguardam para serem transferidas a um leito de enfermaria e 30 esperam pela transferência a UTIs. No total de pacientes que aguardam na fila, 19 estão recebendo tratamento em Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) e 61 estão em hospitais municipais.

Já na Capital cearense, a fila conta com 10 pessoas, onde quatro esperam por leitos de enfermaria e 6 por leitos de UTI. Até o horário observado 6 pacientes, de todos que aguardam por vaga em leitos, estavam em unidades hospitalares e quatro em UPAs.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

covid-19 ceará leitos uti ceará ocupação leitos enfermaria ocupação fortaleza covid

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar