Com "Arraiá da Vacinação", Fortaleza deverá imunizar cerca de 80 mil pessoas no fim de semana

Centro de Eventos realizará atendimentos até às 23h desta sexta-feira, 18; uma quadrilha animar o ambiente a partir das 19 horas

O processo de vacinação em Fortaleza continua em busca da conclusão da vacinação do público em geral. Desde o último dia 6 de junho, pessoas entre 59 e 18 anos já começaram a ser imunizada. Neste fim de semana, a expectativa é que cerca de 80 mil pessoas sejam vacinadas na Capital, 25 mil somente nesta sexta-feira, 18, sendo 12 mil desses agendamentos atendidos no Centro de Eventos. Com o intuito de animar o tempo de espera pelo imunizante, o local receberá uma celebração junina a partir das 19 horas.

Ao todo, 175.777 pessoas que fazem parte do público em geral já foram vacinadas no município. Em números totais, 1.195.241 doses já foram aplicadas em Fortaleza, sendo 857.616 dessas aplicações equivalentes à primeira dose (D1), e 337.625 à segunda dose (D2).

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

"Estamos trabalhando em horário estendido aqui no Centro de Eventos, o último bloco de horas está agendado para 22h. Temos hoje 12 mil pessoas agendadas para o Centro de Eventos. Esse 'Arraiá' é uma forma de a gente, dentro da representação cultural popular, celebrar a esperança e a alegria dessa vacina que está chegando para um número cada vez maior de pessoas", destaca a secretária da Saúde de Fortaleza, Ana Estela Leite, que esteve no local.

A secretária comentou ainda sobre o aumento do número de pessoas cadastradas no Saúde Digital, desde o início deste mês de junho. A Secretaria Municipal da Saúde de Fortaleza (SMS) tem destacado o pedido para que todos os fortalezenses façam o seu cadastro. "Esse número vem aumentando, da população em geral em Fortaleza, temos quase 850 mil pessoas cadastradas. Só no mês de junho, foram mais de 300 mil novos cadastros", relata Ana Estela.

Ainda segundo a secretária, outros 3.500 idosos também realizaram cadastros durante este mês, e a recomendação é de que pessoas acima de 60, que estejam cadastradas, procurem qualquer local de vacinação, sem necessidade de aguardar o agendamento.

LEIA TAMBÉM | Reabertura dos equipamentos culturais: confira as datas e os locais

Com o novo lote de vacinas recebido pelo Governo do Estado do Ceará nesta sexta-feira, 18, a titular da secretaria da Saúde de Fortaleza explica que os imunizantes devem trazer mais celeridade ao processo. "Quem já teve seu agendamento, nós não fazemos nenhuma alteração. Estaremos recebendo mais um lote de vacinas hoje e todo esse lote será utilizado para lançarmos novos agendamentos. Então, neste fim de semana, vocês vão poder observar. As pessoas devem buscar as listas, fiquem atentas que novos agendamentos acontecerão para próxima semana", destaca.

Alegria entre os vacinados

Enquanto os imunizantes não chegam aos braços de todos, aqueles que são contemplados com a vacina comemoram e se emocionam com a oportunidade. Socorro Queiroz, 45, é comerciante e sofreu com os efeitos da pandemia. Ela acredita que dias melhores estão por vir. "Eu não tenho palavras para este momento, mas traz esperança, principalmente para mim, que sou comerciante, trabalho no Centro, vi o sofrimento e o desemprego. Para quem chegou até aqui, é só gratidão", relata.

Para Cícera Gonçalves, 45, que perdeu o emprego durante a pandemia, a fé foi fundamental para conseguir superar as dificuldades enfrentadas. "Foi muito difícil, muita gente ficou desempregada. Eu morava de aluguel e graças a Deus uma amiga me deu um canto para morar. Se Deus quiser, tudo vai melhorar, todos os dias eu oro. Se Deus quiser, em 2022 tudo vai ser diferente, para todo mundo", ressalta.

LEIA TAMBÉM | Covid-19: com ritmo ainda lento de vacinação, Brasil aproxima-se dos 500 mil mortos

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

vacinação fortaleza centro de eventos arraiá da vacinação fortaleza

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar