Vacinação: público a partir de 12 anos pode se cadastrar no Saúde Digital

Ainda não há previsão para que as doses comecem a ser aplicadas nessa faixa etária

Atualizado às 20h29min

Crianças e adolescentes a partir de 12 anos já podem se cadastrar no Saúde Digital, sistema criado pela Secretaria da Saúde do Ceará para organizar a imunização da população do Estado. A informação foi confirmada pela assessoria do órgão na noite desta quinta-feira, 17. Não foi divulgada uma previsão para que essa faixa etária comece a ser vacinada.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Dos imunizantes disponíveis no Brasil, somente o da fabricante Pfizer/BioNTech foi liberado para ser aplicado no público a partir de 12 anos pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Nos Estados Unidos e na Europa, a autorização também já está em vigor desde maio. As informações são do portal UOL.

A cidade de Cacoal, em Rondônia, já vacinou 350 pessoas do público de 12 a 17 mesmo sem a recomendação do Ministério da Saúde. Os imunizados nessa faixa etária são aqueles com comorbidades, portadores de deficiência ou com doenças crônicas. Em entrevista ao CNN Rádio, o prefeito Adaílton Furia (PSD) disse que desrespeitou a regra estabelecida pelo órgão federal devido à urgência da situação. “Precisamos acelerar o processo de vacinação e que não podemos ficar presos a burocracias”, defendeu.

Em artigo para o jornal Current Opinions in Pediatrics em fevereiro deste ano, três pesquisadores ressaltaram a importância da vacinação especialmente para os adolescentes com maior idade e as crianças mais jovens, devido ao maior risco de hospitalização. Os especialistas consideram ainda a relevância social em vacinar as crianças, para retomar plenamente atividades como as aulas escolares e rotinas extracurriculares.

Até a publicação desta matéria, cerca de 3,8 milhões de cadastros foram realizados e 3,5 milhões foram confirmados por e-mail no Saúde Digital, de acordo com dados do IntegraSUS, plataforma da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa). No total, 1.088.560 pessoas foram vacinadas com as duas doses da vacina contra a Covid-19, de acordo com dados desta quinta-feira do Vacinômetro da Sesa. Com pelo menos uma das doses, o número é de 2.424.238.

LEIA TAMBÉM | Covid-19: Ceará registra 858 mil casos confirmados e 89 mil em investigação

Mais de 25% da população cearense recebeu a primeira dose da vacina contra Covid-19

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

vacinação ceará coronavírus vacinação crianças coronavírus cadastro saúde digital crianças

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar