Vacinação em Cascavel acontecerá por ordem de chegada neste sábado, 11

Aglomerações e longas filas preocupam moradores da cidade. Prefeitura disse que medida foi adotada devido ao número reduzido de doses, quando comparado ao total de pessoas cadastradas no Saúde Digital

A população de Cascavel, no Litoral Leste do Ceará, será vacinada por ordem de chegada neste sábado, 11. A decisão, anunciada pela prefeitura nas redes sociais, acontece devido ao número reduzido de vacinas em comparação ao total das pessoas do município cadastradas no Saúde Digital, sistema da Secretária da Saúde do Ceará (Sesa) criado para organização da imunização.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Uma moradora do município de Cascavel, que preferiu não se identificar, reclama sobre o risco que a vacinação nesses moldes pode causar à população. “A pessoa sai para ser vacinada, corre o risco de não conseguir a vacina e ainda pode voltar para casa com Covid. É um absurdo fazer a imunização dessa forma”, enfatizou. "Sem contar que as pessoas vão madrugar, porque são várias esperando... Cascavel inteiro está querendo a vacina."

Ela ainda diz estar preocupada com os familiares que já apresentavam alguma resistência em receber o imunizante, devido às notícias falsas que circulam na internet. “Com essa dificuldade de ter que pegar senha, sem a certeza de que vai conseguir a vacina, eu tenho quase certeza que o pessoal da minha família não vai querer tomar essa vacina. Quanto mais fácil for o processo, mais provável eles tomarem”, ressalta.

Prefeitura mobilizará equipes para garantir distanciamento

A secretária da Saúde de Cascavel, Margareth Telles, explicou que o número de pessoas cadastradas no sistema aumentou consideravelmente após mutirão de cadastramento realizado nos últimos dias pela gestão e a pasta resolveu adotar esse modelo. Ela pondera que a solução ideal para a vacinação com as doses que a cidade detém no momento seria filtrar as pessoas que se cadastraram primeiro, para realizar o agendamento. No entanto, isso não é permitido pelo sistema, segundo a gestora.

Questionada sobre possibilidade de aglomerações, a secretária defendeu que as equipes da prefeitura se mobilizarão para garantir o distanciamento social, inclusive “bem antes” do horário estipulado para início da imunização, às 8 horas. “Nós temos cadeiras disponíveis para acomodar as pessoas. A gente vai tentar de todas as formas, não vou dizer que vamos conseguir, mas vamos tentar utilizar da consciência das pessoas em relação ao distanciamento”, disse.

Como forma de reduzir o número de pessoas que irão atrás das vacinas amanhã, Margareth disse que a prefeitura está pedindo para as pessoas que se cadastraram por último aguardarem até a próxima semana. Neste sábado, a vacinação será realizada em dois centros educacionais do município e em dois postos de saúde. Margareth esclarece que com a chegada de novas doses, a intenção do município é voltar para o sistema de vacinação via agendamento, com horários determinados para as pessoas serem imunizadas.

Até esta quinta-feira, 10, Cascavel já vacinou 6.831 pessoas com as duas doses, o que garante uma proteção mais efetiva contra a doença. Com pelo menos uma das doses, já foram vacinados mais de 13 mil habitantes. Em todo o Estado, 22% da população recebeu pelo menos uma dose da vacina contra Covid-19. Os dados foram disponibilizados no Vacinômetro da Sesa na tarde desta sexta-feira, 11.

Serviço

Vacinação em Cascavel

Quando: neste sábado, 12, de 8h às 16 horas

Onde:

  • Escola Municipal Julia de Melo - R. Gabriel Gomes Barbosa, 619 (pessoas com ou sem comorbidades com idade de 45 a 59 anos)
  • Unidade Básica de Saúde do Planalto (pessoas com ou sem comorbidades com idade de 40 a 44 anos)
  • Centro Educacional Municipal (CEM) - avenida Coronel Leite, 2045 (profissionais da educação)
  • Unidade Básica de Saúde Alto Luminoso (profissionais da saúde)

*Todos as pessoas devem estar cadastradas no Saúde Digital.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

vacinação cascavel imunização cascavel imunização cascavel ordem de chegada número de doses cascavel saúde digital cascavel

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar