Cerca de 200 escolas particulares retomam aulas presenciais no ensino médio na próxima segunda

Nesta sexta-feira, 11, ensino médio presencial foi liberado pelo Governo do Estado

Cerca de 200 escolas particulares devem retomar o ensino presencial para alunos do ensino médio na próxima segunda-feira, 14. O Sindicato dos Estabelecimentos Particulares de Ensino do Ceará (Sinepe-CE) tem mais de duas centenas de associados e "praticamente todos" devem voltar as aulas presenciais logo após liberação anunciada nesta sexta-feira, 11. 

O governador Camilo Santana (PT) anunciou no começo desta tarde autorização para retomar aulas presenciais em todas as séries das escolas do ensino médio. A decisão foi tomada hoje pelo Comitê Estadual de Enfrentamento à Pandemia, segundo o chefe do Executivo estadual. Antes, o ensino presencial estava permitido para turmas até o 9º do Ensino Fundamental. 

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Conforme Henrique Soarez, um dos diretores do Colégio 7 de Setembro e coordenador da força-tarefa pela volta às aulas presenciais do Sinepe, afirma que a grande maioria das escolas deve retornar ao modo presencial. "A gente já estava esperando isso há um mês. São 452 dias em que o ensino médio ficou sem aula presencial. Essa demora pegou a gente de surpresa. O outro lado da moeda é que a gente já estava com tudo pronto", afirmou.

Ele detalha que algumas escolas irão utilizar diversos espaços das unidades, como laboratórios, auditórios e bibliotecas, para que haja cumprimento das regras. "Os últimos decretos vêm com o percentual de capacidade da sala. Estamos procurando espaços ventilados. Além do distanciamento, a coisa mais importante é a ventilação", diz sobre as medidas para evitar o contágio da Covid-19. 

As famílias ainda têm o direito de decidir se os alunos voltam a assistir as aulas nas escolas ou se continuam participando de casa. "Vamos utilizar essas duas semanas e meia até o final do semestre. Se a autorização não viesse agora, a gente ia passar o mês de julho todo no suspense. Vamos ter tempo de acolher os alunos de volta, ver algum tipo de problema que não conseguimos detectar pela câmera", acrescentou.

A liberação das aulas presencialmente tem sido tema de impasse entre categoria de profissionais da educação e instituições de ensino particular. Os danos causados pelo ensino remoto e o risco de contaminação diante da pandemia do coronavírus são pontos levantados por quem é a favor e contra, respectivamente. 

Histórico

Em outubro de 2020, o ensino presencial no 3º ano do ensino médio chegou a ser permitido na macrorregião de saúde de Fortaleza com 50% dos estudantes. Em fevereiro, contudo, com o recrudescimento da pandemia da Covid-19 no Estado, Governo suspendeu as aulas presenciais.

Em 20 de maio, a 3ª Vara da Fazenda Pública concedeu uma tutela pedida por meio de Ação Popular autorizando o retorno das aulas em formato presencial todos as séries do ensino médio. No dia seguinte, o Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE) derrubou a liminar que determinava o retorno das aulas presenciais para alunos do ensino médio no Estado. A decisão atendeu a pedido do Governo do Estado.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

aulas presenciais ceará retomada escolas ceará ensino médio ceará decreto aulas presenciais ceará escolas particulares retomada ceará

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar