Centro de Eventos registra fila e aglomeração em dia de mutirão da 2ª dose

Fortaleza realiza hoje um mutirão para vacinar mais de 10 mil pessoas com a segunda dose da CoronaVac em atraso

Atualizada às 11h40min de 13/05

Longas filas e aglomeração são registradas no Centro de Eventos do Ceará, em Fortaleza, nesta quinta-feira, 13, no mutirão de vacinação de quem está com atraso na 2ª dose de CoronaVac. A Capital recebeu ontem, 12, uma nova remessa de 11 mil doses do imunizante. Mais de 10 mil pessoas foram agendadas para hoje. 

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

O POVO esteve no local e percebeu o público desrespeitando o distanciamento social na espera pela vacina. A vacinação está ocorrendo na modalidade drive e salas de acolhimento dos centros de vacinação da Capital: Centro de Eventos, Arena Castelão, shopping RioMar Fortaleza, quatro Cucas e Sesi Parangaba.

No Centro de Eventos, as filas na parte externa chegam até as laterais do equipamento, localizado no bairro Edson Queiroz. Com 13 dias de atraso, Fátima Bezerra, 63, conseguiu tomar a 2ª dose hoje. "Fila longa e estressante. Não demorou muito, mas do lado de fora deveria ser organizado, dentro está bem organizado", disse.

Fátima passou por pelo menos três filas e esperou em torno de meia hora após entrar no equipamento para receber o imunizante. No local, agentes da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) organizam o fluxo de pessoas. Em geral, o público está aguardando em torno de uma hora para receber a vacina. 

Elermus Soares, coordenador da Rede de Atenção Primária e Psicossocial da SMS, enfatizou durante transmissão ao vivo realizada nesta quinta-feira, 13, que os idosos agendados devem se deslocar ao local de vacinação somente no horário marcado pela Prefeitura para evitar aglomerações.

"Pedimos ao cidadão de bem e a cidadã de bem que só busque se vacinar no seu horário. Evite fila, evite aglomeração. Só venha acompanhado realmente se for idoso", salientou.

LEIA MAIS | Mais de 10 mil idosos estão agendados para D2 em Fortaleza nesta quinta, 13; veja lista

Clique na imagem para abrir a galeria

Apenas pessoas agendadas devem comparecer. No Centro de Eventos, a sala de acolhimento é nos salões Taíba e Jericoacoara. Mais de 38 mil pessoas deveriam ter tomado o reforço da CoronaVac entre os dias 29 de abril e 1º de maio em Fortaleza.

Sob a garantia de que novos lotes de CoronaVac seriam enviados a Fortaleza, o Ministério da Saúde orientou, em 21 de março de 2021, que a vacina destinada à segunda dose fosse utilizada como primeira dose. Isso totalizou 41.260 doses.

— O POVO Online (@opovoonline) May 13, 2021

 

 

Com informações do jornalista Plínio Bortolotti e do repórter Italo Cosme

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

vacinação covid-19 segunda dose coroanvac vacinação fortaleza mutirão vacina fortaleza

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar