Covid: municípios cearenses suspendem vacinação de grávidas por recomendação da Anvisa

A interrupção foi realizada logo após recomendação da Anvisa, nessa segunda-feira, 10, de suspensão imediata da aplicação da AstraZeneca/Oxford em gestantes. Morte de uma grávida que havia feito uso do imunizante é investigada

Atualizada às 18h30min

Eusébio, Caucaia e Sobral paralisaram o processo de vacinação contra a Covid-19 em mulheres grávidas, grupo que havia começado a ser contemplado na última semana. A interrupção foi realizada logo após a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) recomendar, nessa segunda-feira, 10, a suspensão imediata da aplicação da vacina da AstraZeneca/Oxford em gestantes, alegando investigar a morte de uma grávida que havia feito uso do imunizante.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Eusébio havia começado a imunizar gestantes que apresentavam algum tipo de comorbidade no sábado, 8, obedecendo orientações do Plano Nacional de Imunização (PNI). Conforme o secretário de saúde do município, Josete Malheiros Tavares, para esse processo estava sendo utilizado a vacina da AstraZeneca, por isso a imunização foi paralisada logo após orientação dada pela agência de vigilância.

LEIA MAIS |  Eusébio segue modelo adotado internacionalmente no combate a Covid-19

Estados suspendem vacinação de grávidas com AstraZeneca

O município tenta agora conseguir negociar com o governo do Estado para que doses da vacina da Pfizer sejam encaminhadas à unidade da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) que existe na região. Josete afirma que o equipamento tem a tecnologia necessária para guardar o imunizante e destaca também que o processo facilitaria a continuação da vacinação em gestantes tanto no Eusébio quanto nas cidades vizinhas.

Quem também obedeceu a recomendação da Anvisa foi a cidade de Sobral, no norte do Estado, que havia começado a imunizar gestantes contra a Covid-19 ainda nessa segunda-feira, 10. De acordo com a Secretaria de Saúde do município, o processo foi paralisado, e o órgão aguarda agora por nota técnica da agência de vigilância.

O mesmo posicionamento foi tomado pela cidade de Caucaia, na Região Metropolitana de Fortaleza (RMF). "A Secretaria de Saúde de Caucaia esclarece que a vacinação de gestantes com comorbidades a partir de 18 anos está suspensa no município até que o Governo do Estado do Ceará, através da Sesa, se pronuncie a respeito da nova estratégia de vacinação para esse público", afirmou a pasta em nota.

A vacina da AstraZeneca/Oxford não é utilizada em mulheres grávidas de Fortaleza, mas estava sendo aplicada nesse grupo em alguns municípios do Interior. O POVO procurou a Secretaria de Saúde do Estado (Sesa) para explicar a possibilidade de paralisação do uso do imunizante em gestantes nas cidades cearenses e aguarda retorno.


Posicionamento da Sesa

Em nota, a Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa) informou que a vacinação de gestantes com a AstraZeneca/Oxford vai ser discutida no Centro de Operações de Emergência do Estado, nesta quarta-feira, 12.

Até esta terça-feira, 11, o monitoramento de Eventos Adversos Pós-Vacinação (EAPV) COVID-19 no Ceará não detectou complicações da AstraZeneca em gestantes, conforme a secretaria. A Sesa também disse que aguarda um posicionamento oficial do Programa Nacional de Imunizações (PNI) do Ministério da Saúde.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

suspensão grávidas vacinação astrazeneca vacinação covid grávidas vacinação covid eusébio anvisa suspende astrazeneca

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar