Eusébio segue modelo adotado internacionalmente no combate a Covid-19

Com ajuda da Fundação Oswaldo Cruz (FioCruz-CE), a cidade tem ampliado testes e atuado na prevenção e no monitoramento de casos da doença

Enquanto o Brasil acumula números crescentes de mortes por Covid-19, seus estados e cidades adotam estratégias por conta própria, em busca de frear o avanço da doença. Munido dessa expectativa, o município de Eusébio, Região Metropolitana de Fortaleza (RMF), no Ceará, fechou no inicio deste ano uma parceria com a Fundação Oswaldo Cruz (FioCruz-CE) para ampliar a testagem, possibilitando uma melhora estratégica do mapeamento de casos, método utilizado em países como a China e o Vietnã.

Com a adoção da medida, o município disparou o número de exames realizados e conseguiu fazer um trabalho de prevenção e de monitoramento de novos casos, proporcionando ainda uma "educação viral" aos moradores. Até pouco tempo, a cidade testava aproximadamente de 15 a 20 pessoas por dia, índice que agora chega a ficar entre 150 e 200 habitantes examinados diariamente.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

A estratégia passou a ser executada em janeiro, quando Josete Malheiros Tavares assumiu a gestão da Secretaria de Saúde do município e resolveu atuar mais incisivamente contra a doença. Naquela época, todos os exames eram encaminhados ao Laboratório Central de Saúde Pública do Ceará (Lacen-CE) e os resultados retornavam aproximadamente uma semana depois do envio.

| LEIA MAIS | 

Operação investiga suspeita de fraude na compra de álcool em gel em prefeitura cearense

Apesar de melhora, estado de saúde de Paulo Gustavo ainda é grave; acompanhe o caso

Profissionais da saúde afastados por Covid no Ceará podem solicitar auxílio

"Se a gente tem um diagnóstico depois de sete dias o paciente ou já tem piorado muito ou melhorado", destacou o secretario. Norteado por esse pensamento, ele procurou pela unidade da Fiocruz que existe na cidade e conversou com o médico Carlile Holanda Lavor, responsável técnico pela instituição no Estado, propondo uma atuação conjunta para que os exames fossem enviados diretamente à fundação, o que agilizaria a entrega dos resultados.

Quando ouviu a proposta, Carlile indagou ao gestor: "Você tendo o exame positivo mais cedo, o que vai fazer de diferente?". Como resposta, houve um combinado: a fundação agilizaria a entrega dos exames, mas as equipes de saúde municipais reorganizariam o trabalho para que fosse possível existir uma prevenção e um monitoramento dos novos casos que surgirem.

Execução e resultados

Passado para a fase de execução, a estratégia contou com a "descentralização da coleta". Ou seja, ao invés de ter unidades específicas na cidade que realizavam os exames, todos os postos de saúde da região foram habilitados a fazer o procedimento. "Isso evita que uma pessoa que mora longe tenha que andar muito para conseguir fazer o teste", explica o secretário.

Essa ampliação dos exames foi voltada apenas para pessoas que apresentam sintomas da doença, por esse motivo não se trata de uma "testagem em massa", como explica ainda o gestor. A ideia é que a população tivesse acesso fácil ao exame e que o fizesse logo no primeiro dia em que apresentasse sinal gripal, ao contrário do que era indicado no inicio da pandemia, quando órgãos de saúde aconselhavam a procura pelo teste somente na presença e insistência de sintomas mais fortes-como falta de ar.

Profissionais da pasta de saúde foram treinados para agilizarem o procedimento, a nível burocrático, e para  encaminhar as informações da coleta para Fiocruz, que se empenha em entregar os resultados dentro de 24 horas. Com o diagnóstico em mãos, uma equipe formada por enfermeiras e assistentes sociais vai até a casa do morador contaminado e o avisa sobre o vírus, entregando medicamentos como vitaminas e instruindo sobre os procedimentos de isolamento que devem ser obedecidos.

"(A rapidez) ajuda a gente a evitar a circulação do vírus", destaca o secretario. De acordo com o gestor, aproximadamente 17 mil testes foram realizados desde o inicio da pandemia na cidade, sendo nove mil deles feitos somente entre janeiro e abril deste ano. Ao todo, a cidade, que tem em torno de 53 mil habitantes, já testou 30% de seus moradores.

No comparativo entre o inicio do ano e este mês, os boletins de saúde do município apontam uma diferença significativa quanto aos índices da doença. Em Janeiro, aproximadamente 100 pessoas apresentavam sintomas mais nítidos da doença e duas estavam internadas com a patologia. No boletim divulgado nessa quarta-feira, 21, o número de infecções estava em 2.008, com 32 internações identificadas.

De acordo com o secretario, o aumento nos índices ocorre em decorrência do trabalho de ampliação dos testes, que permite contabilizar mais casos da doença e a fazer uma espécie de "mapeamento" e de "educação viral". O gestor afirma que, no período entre janeiro e esta quinta, aproximadamente 1.500 famílias receberam a visita de profissionais da saúde em suas casas.

Cidade virou "modelo"

Depois que passou a executar o modelo estratégico de ampliação, a cidade passou a receber a visita de moradores de municípios próximos, como Ocara e Itaitinga, que desejavam realizar o exame para identificar se estavam com a doença. Para conseguir atender a todos, a Fiocruz começou a desempenhar a mesma função para com os  órgãos dessas outras regiões. Dessa maneira, o modelo que começou no Eusébio hoje é adotado em municípios limítrofes, que seguiram seu exemplo.

Para Carlile, o "combinado" feito anteriormente entre ele e o secretario deu efeito a uma movimentação importante e necessária para o combate da doença." Nem todo mundo tem a doença em sua forma grave. É importante que essas pessoas que tenham sintomas como falta de olfato ou mais simples sejam identificadas, se não elas vão ficar espalhando (o vírus)", afirma.

Além disso, o gestor destaca a importância de que, uma vez identificadas, essas pessoas sejam instruídas a ficarem isoladas e a terem cuidado para não disseminarem o vírus, recebendo alertas de como devem se comportar até mesmo dentro da própria residência- em caso de não morarem sozinhas. Por esse motivo, ele evidência a necessidade de não apenas ter resultados rápidos como de utilizar isso "favoravelmente". 

O mesmo pensamento é compartilhado pelo secretario, que começou a iniciativa em busca de registrar a doença em seu inicio e de "prevenir" que o vírus se espalhe de forma rápida na região, como tem ocorrido em outras cidades do Estado. Para o gestor, o segredo para conseguir executar esse propósito é um só: "organização".

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

eusébio ceará ampliação de testes ceará eusébio modelo internacional

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar