Camilo anuncia novo decreto, com flexibilização aos sábados e domingos

O gestor se encontra reunido nesta tarde com representantes do Comitê de Saúde para analisar índices da Covid-19 no Ceará

O governador Camilo Santana (PT) anunciou o novo decreto estadual no início da noite desta sexta-feira, 30. O gestor se reuniu nesta tarde com representantes do Comitê de Saúde para analisar índices da Covid-19 no Ceará e discutir acerca das medidas de flexibilização das atividades, adotadas há cerca de duas semanas no Estado. Ele anunciou o início da liberação do funcionamento de restaurantes e do comércio em fins de semana. As medidas valem a partir de segunda-feira, 3 de maio. Portanto, a abertura ainda não pode ocorrer neste fim de semana, de 1º e 2 de maio.

Comércio e restaurantes de rua poderão funcionar aos sábados e domingos de 10 às 15 horas. Em shoppings, o horário é de 12 às 17 horas.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Na semana, as regras seguem as mesmas, com comércio funcionando de 10 às 16 horas na rua e de 12 às 18 horas em shoppings centers.

A reunião, feita semanalmente, conta também com a presença de personalidades públicas que exercem papéis em órgãos e setores importantes da Unidade Federativa. Entre elas estão o prefeito de Fortaleza, José Sarto (PDT), o secretário da Saúde, Dr. Cabeto, e membros do Ministério Público Estadual (MPCE).

Desde o inicio da pandemia no Estado, em março de 2020, o petista tem executado medidas de combate a disseminação do vírus, adotando o isolamento social como principal meio para esse fim. Toda ação é executada após reunião com Comitê e registrada em decreto publicado no Diário Oficial do Estado (DOE). 

| LEIA MAIS |

D2 em Fortaleza: sem doses, população vai a pontos de vacinação e sai sem ser imunizada

Com saques do auxílio e pendências no banco, filas se formam na Caixa Econômica

Médico acredita que 2ª dose da Coronavac pode ser tomada em até 6 semanas

O governador havia determinado isolamento social rígido em todo Ceará há pouco mais de um mês, mas passou a flexibilizar atividades no último dia 12, determinando horário de funcionamento para setores econômicos e limitando capacidade de ocupação. A medida, contudo, só vale para os dias semanais, ficando sábado e domingo ainda sob regime de maior rigidez, chamado de lockdown.

Desde então, toda semana Camilo anuncia novas medidas relacionadas ao procedimentos de reabertura, mostrando resultado das ações. "O número de casos e óbitos segue com tendência de redução em Fortaleza e em algumas regiões do Ceará, mas o momento ainda exige muita atenção e cuidado", afirmou governador em uma das postagens realizadas durante esta semana nas suas redes sociais.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

pandemia ceará anúncio decreto estadual camilo anuncia decreto hoje camilo anuncia decreto sábado covid-19

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar