PUBLICIDADE
Coronavírus
NOTÍCIA

Ceará atinge marca de 2 milhões de doses aplicadas contra Covid-19

Estado deve receber um novo lote de imunizantes ainda nesta quinta-feira, 29

Mirla Nobre
17:44 | 29/04/2021
Ceará passou a marca de 2 milhões de doses de vacinas contra Covid aplicadas, segundo levantamento da Sesa (Foto: JÚLIO CAESAR)
Ceará passou a marca de 2 milhões de doses de vacinas contra Covid aplicadas, segundo levantamento da Sesa (Foto: JÚLIO CAESAR)

O Ceará atingiu a marca de 2.000.204 de doses aplicadas contra a Covid-19 nesta quinta-feira, 29. Ao todo, foram 1.318.465 na primeira dose (D1) e 681.739 na segunda (D2), conforme dados da plataforma Vacinômetro, da Secretaria da Saúde do Estado (Sesa), consolidados às 17 horas, dessa quarta-feira, 28. Nas redes sociais, o marco foi destacado pelo governador do Ceará, Camilo Santana (PT).

Desde o início da campanha de vacinação contra a doença, em janeiro deste ano, o Ceará recebeu 2.238.350 de vacinas entregues pelo Programa Nacional de Imunizações (PNI), por meio do Ministério da Saúde (MS). Para reabastecer os imunizantes no Estado e dar continuidade à campanha de vacinação contra o novo coronavírus, está previsto para hoje a chegada de mais um lote de vacinas, sendo a 16ª remessa que o Ceará recebe.

LEIA TAMBÉM | Coronavac: atraso na segunda dose prejudica imunização?

O chefe de estado destacou a conquista em publicação no seu perfil nas redes sociais. “Ultrapassamos 2 milhões de doses de vacinas contra Covid aplicadas no Ceará. Agradeço ao empenho dos nossos profissionais de saúde e de todos os municípios nessa luta para vacinar nossa população”, comentou Camilo.

O governador ainda ressaltou sobre o novo lote que deve chegar ao Estado. São mais 192.050 doses de imunizantes, sendo 3.800 doses da CoronaVac, do Instituto Butantan, e 188.250 doses da AstraZeneca, da Fiocruz. Esta será a 16ª remessa de vacinas que chega ao Estado. As doses serão distribuídas aos 184 municípios do Ceará.

O marco da aplicações dos imunizantes acontece no momento em que alguns municípios cearenses passam por atrasos na aplicação da segunda dose da vacina contra a Covid. A situação é resultado de atrasos do Ministério da Saúde (MS) no repasse de cerca de 41.260 doses da CoronaVac, produzida pelo Instituto Butantan. O atraso na imunização da D2 foi registrada em Fortaleza, Horizonte e Juazeiro do Norte.

LEIA MAIS | Fortaleza deixa de aplicar 41 mil doses da Coronavac após atraso do Ministério da Saúde

O Ministério da Saúde (MS) anunciou nessa quarta-feira, 28, a distribuição de 104,8 mil doses da CoronaVac partir desta quinta-feira. Além disso, hoje, o Brasil deve receber o primeiro lote de vacinas da Pfizer, com 1 milhão de doses. Este primeiro lote será distribuído somente nas capitais por indicação do Ministério da Saúde (MS) por uma questão de logística, pela necessidade de refrigeração em temperaturas menores.