Covid: Ministério Público pede explicações sobre destino de sobras de vacinas em Fortaleza

Objetivo é que a Capital seja transparente com o processo de imunização contra a doença, inclusive, informando à população o que é feito com as vacinas que sobram

O destino das vacinas contra a Covid-19 que sobraram durante a campanha de imunização em Fortaleza deverá ser explicado ao Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE). A 138ª Promotoria de Justiça da Capital oficiou nesta sexta-feira, 16, à Secretaria Municipal de Saúde de Fortaleza (SMS) informações sobre o procedimento adotado no município para utilização da sobra de vacinas contra a doença. A pasta tem um prazo de 10 dias para retornar ao órgão com os esclarecimentos.

O Ministério Público pede ainda que a Prefeitura de Fortaleza esclareça o controle das vacinas que sobram em cada um dos pontos de vacinação da Capital. Também deverá ser enviado uma lista detalhada dos últimos 10 dias contendo as pessoas que receberam as vacinas remanescentes de Covid-19 nos polos de imunização.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

LEIA TAMBÉM | Novo lote vacinará trabalhadores de segurança, transporte de pacientes e fiscalização

De acordo com a promotora de Justiça Ana Cláudia Uchoa, da 138ª Promotoria de Justiça de Fortaleza, a solicitação do MPCE tem como intuito continuar acompanhando a vacinação na Capital. O objetivo é que o município de Fortaleza seja transparente com o processo de imunização contra a Covid-19, inclusive, informando à população o que é feito com as vacinas que sobram.

Cearenses não voltaram para segunda dose da vacina

O total de 54.220 mil pessoas no Ceará que receberam a primeira dose das vacinas Coronavac ou AstraZeneca contra Covid-19 não se dirigiram aos postos de saúde para completar a imunização. A informação foi divulgada pelo Ministério da Saúde na última terça-feira, 13.

LEIA MAIS | O que fazer se perdeu o agendamento da 2ª dose? Tire essas e outras dúvidas sobre a vacina

Uma lista divulgada pela pasta revela que a maioria dos atrasos no Ceará são equivalentes aos que receberam a imunização pela vacina CoronaVac, produzida pelo Instituto Butantan, com 54.195 pessoas em déficit. Em relação a vacina produzida em parceria com a Fiocruz, AstraZeneca, 25 pessoas ainda não completaram a imunização. No cenário nacional, cerca de 1,5 milhão de brasileiros se enquadram na situação.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

VACINAS REMANESCENTES COVID-19 FORTALEZA SOBRA DE VACINAS FORTALEZA VACINAS COVID-19 FORTALEZA DESTINO SOBRA VACINA FORTALEZA MINISTÉRIO PÚBLICO EXPLICAÇÃO VACINA

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar