Ceará tem 977 pacientes de Covid-19 em fila de espera por leitos

Uma em cada cinco pessoas na fila estão em Fortaleza, onde nove hospitais estão com ocupação igual ou superior a 90% tanto na capacidade de UTI quanto nas enfermarias

Atualmente, a fila de espera por leitos específicos para Covid-19 tem 977 pacientes. Destes, 37 entraram na fila entre a noite de ontem e a manhã desta quarta-feira, 14. As informações foram atualizadas às 7h07min hoje, na plataforma IntegraSus.

O número é praticamente o mesmo de 26 de março, quando 976 cearenses com Covid-19 aguardavam por um leito de internação. Uma semana depois, eram 961 pacientes na fila de regulação. Na última quinta-feira, às vésperas da decisão do Governo sobre a reabertura do comércio, o Estado chegou a ter mais de mil pessoas internadas esperando um leito.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

A maior parte da população à espera de leitos tem mais de 60 anos: são 334 pacientes do sexo masculino e 284 do sexo feminino nessa faixa etária. Em seguida, vêm aqueles entre 31 e 59 anos (188 homens e 148 mulheres). Ainda na fila estão 20 cearenses com idade entre 16 e 30 anos e três pacientes entre zero e 15 anos. 

Quanto ao local de origem dos pedidos de transferência, 383 pacientes estão em Unidades de Pronto Atendimento (Upas).

LEIA TAMBÉM | De janeiro a março, pedidos à Justiça por leitos de UTI crescem seis vezes no Ceará

+ "Cada paciente é o herói de uma família que lhe espera em casa", diz técnica que toca em UTI

Territorialmente, mais de 130 municípios têm registros de pacientes aguardando por transferência para um leito intensivo ou de enfermaria. Fortaleza concentra a maior parte desses pedidos: uma em cada cinco pessoas da fila estão na Capital. Até a manhã desta quarta-feira, eram 209 pacientes de Fortaleza na espera por uma vaga.

A Cidade tem, conforme o IntegraSUS atualizado às 9h02min de hoje, nove hospitais com ocupação igual ou superior a 90%, tanto na capacidade de UTI quanto nas enfermarias. São eles: Hospital Geral de Fortaleza (HGF), Hospital Geral Dr. Waldemar Alcântara, Hospital Leonardo da Vinci, Hospital de Messejana, Hospital Gênesis, Hospital Regional Unimed, Hospital São Carlos, Hospital São José e Sopai Hospital Infantil.

No total, Fortaleza tem ocupação de 90% ou mais em 16 das suas 20 UTIs exclusivas para Covid-19. O cenário de alta ocupação se repete em 10 das 20 enfermarias voltadas para a doença. 

Já no Estado, a taxa de ocupação geral das UTIs é de 94,07% e a das enfermarias é de 81,04%.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Fila de espera covid ceará leitos covid Fortaleza ocupação leitos covid regulação de leitos

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar