Sobral começa a vacinar policiais civis e militares contra a Covid-19

Medida está de acordo com modificação no Plano Nacional de Imunização realizado pelo Ministério da Saúde, e com determinação do Governo do Estado

Profissionais de segurança pública em Sobral, na Região Norte do Estado, começaram a receber a vacina contra a Covid-19 neste sábado, 3. A medida está de acordo com alterações realizadas pelo Ministério da Saúde no Plano Nacional de Imunização (PNI), e também com os ajustes feitos no plano estadual pelo governador Camilo Santana (PT).

Pelas mudanças na priorização das vacinas, profissionais de segurança pública que estejam atuando na linha de frente contra a Covid-19, como policiais que participem de atividades contra aglomerações e nas barreiras sanitárias na entrada do município, passam a fazer parte dos grupos que estão recebendo o imunizante atualmente. Pelas versões anteriores dos planos estadual e nacional, estas categorias estavam somente na quarta fase de vacinação.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Segundo a Secretaria Municipal da Saúde de Sobral, a lista de profissionais que estão atuando nas ruas, que determina quais policiais receberão a vacinação, é fornecida pelas próprias corporações. Não há números exatos de quantas vacinas foram aplicadas nestas categorias ou quantos policiais devem receber a primeira dose nos próximos dias.

Guardas Municipais de Sobral também estão sendo vacinados

Desde a quarta-feira, 1º, também estão sendo vacinados guardas municipais de Sobral. Assim como no caso dos policiais, a imunização é dedicada aos profissionais que estejam trabalhando diretamente em ações de prevenções à Covid-19, em contato direto com a população.

Vacinação de profissionais de segurança

Na quarta-feira, 31, o governador Camilo Santana confirmou para o Ceará a decisão nacional de antecipar a vacinação de agentes de segurança pública. A ideia é que os profissionais sejam divididos em dois grupos, em que o primeiro seria alvo da antecipação e o segundo, seguiria a ordem já prevista no plano de vacinação.

No primeiro grupo, alvo da antecipação, entram aqueles que atuam:

  • no atendimento e/ou transporte de pacientes
  • em resgates e atendimento pré-hospitalar
  • diretamente nas ações de vacinação contra a Covid-19
  • nas ações de vigilância das medidas de distanciamento social, com contato direto e constante com o público, independente da categoria.

No segundo grupo, que deve seguir a ordem do plano de vacinação, entram membros das forças de segurança que atuam em ações de apoio logístico à vacinação (mas que não ficam diretamente em contato com a população), que atuam no transporte de insumos para áreas de risco e aqueles que trabalham na vigilância de fronteiras, espaço aéreo, marítimo, além dos demais militares.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

vacina covid ceará agendamento vacina covid ceará vacina covid sobral agendamento vacina covid sobral vacina covid policiais sobral

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar