Covid Tracker rastreou mais de 14 mil casos de Covid-19 em Fortaleza

Equipe acompanha a evolução da doença nos casos positivos para a doença e identifica as pessoas que tiveram contato próximo com estes pacientes

Projeto da Prefeitura de Fortaleza, que realiza o monitoramento e rastreamento de contatos de casos suspeitos ou confirmados para a Covid-19, realizou mais de 14 mil acompanhamentos, entre agosto de 2020 e março de 2021. O Covid Tracker consiste em identificar um caso positivo de Covid-19 e investigar outros possíveis por meio de pessoas que tiveram proximidade com o doente, além de alertar para evitar futuras infecções.

Após a identificação do caso suspeito ou confirmado por meio do projeto, a equipe do projeto acompanha a evolução da doença nos casos positivos para a Covid-19. A Secretaria da Saúde do Município (SMS) coleta os dados de todas as esferas da Capital, como servidores municipais, componentes do ambiente escolar e pessoas atendidas nas unidades da Rede Municipal de Saúde.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

LEIA MAIS | Messejana, Aldeota e Meireles lideram casos de Covid-19 em Fortaleza; veja situação do seu bairro

De acordo com a vice-presidente do Sindicato de Educação da Livre Iniciativa do Ceará (Sinepe-CE), Andréa Nogueira Graça, o projeto também auxilia para estratégias de prevenção e de controle da doença dentro das escolas. “O monitoramento e rastreamento, além de consolidar os dados e as informações relativas à incidência de casos de Covid, também contribuiu com as estratégias de prevenção e de controle da doença dentro das escolas. Durante o funcionamento, isso foi fundamental para não deixar cadeia de transmissão se instalaram nas escolas, então nosso agradecimento a toda equipe da SMS, que nos ajudou desde o início, possibilitando a compreender o que era a doença”, disse.

Para realizar a investigação dos casos, os profissionais preenchem um cadastro no sistema, indicando a existência de sintomas gripais ou sinalizando um possível contato com casos confirmados. No incío do projeto, apenas servidores municipais tinham acesso ao Covid Tracker. Em setembro, a Prefeitura ampliou o serviço aos alunos e colaboradores de escolas particulares, que tiveram o expediente retomado durante este período.

LEIA MAIS | COVID-19: Fortaleza tem média móvel de 850 casos e 30 mortes por dia

Dois meses depois, em novembro, a ação foi ampliada aos pacientes da Rede Assistencial Municipal. Usuários que procuram postos e UPAs e que obtêm um resultado médico de suspeita de Covid-19 também recebem ligações diárias das equipes.

São considerados possíveis transmissores:

- Pessoas que estiveram a menos de um metro de distância, por um período mínimo de 15 minutos, com um caso confirmado;
- Teve contato físico direto com um caso confirmado, a exemplo de abraço ou aperto de mão;
- Profissional da saúde que prestou assistência em saúde ao caso de Covid-19 sem utilizar equipamentos de proteção individual (EPI), conforme preconizado, ou com EPIs danificados;
- Residente na mesma casa/ambiente (dormitórios, creche, alojamento, dentre outros) de um caso confirmado.

 

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

MONITORAMENTO CASOS COVID-19 FORTALEZA COVID TRACKER FORTALEZA INVESTIGAÇÃO CASOS COVID-19 FORTALEZA CASOS COVID-19 FORTALEZA CASOS NOVO CORONAVÍRUS FORTALEZA

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar