"Não vou comprar vacina para outros administrarem", diz Sarto sobre aquisição da Sputnik V

Em entrevista à Rádio O POVO CBN nesta sexta, 12, prefeito comentou sobre compra do imunizante russo para o Município

Em entrevista à Rádio O POVO CBN nesta sexta-feira, 12, o prefeito de Fortaleza, José Sarto (PDT), comentou sobre a compra direta de doses da vacina russa Sputnik V ao município de Fortaleza. Segundo o pedetista, ele e o governador Camilo Santana (PT) estão em articulação para que a compra seja distribuída pelas autoridades regionais e não pelo Ministério da Saúde (MS).

"É tudo o que nós queremos. Essa flexibilização aprovada no Senado e no STF ainda faz vinculação ao entendimento do Supremo sobre o cumprimento das metas do PNI [Programa Nacional de Imunização], gerenciado pelo Ministério. O que acontece é que se eu, enquanto Município, comprar, quem vai distribuir é o Ministério", explicou.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Sarto informou que a Frente Nacional de Prefeitos (FNP) e governadores vêm pressionando o Ministério para liberar a compra e distribuição direta. "Não posso comprar para colocar [a distribuição da vacina] sob a gerência de outra pessoa. Posso comprar para que nossa equipe diga para quem vai", afirmou. Prefeito também comentou sobre possível retorno do Hospital de Campanha do PV e diminuição na arrecadação de impostos municipais.

Ontem à noite, governadores do Nordeste e o Ministério da Saúde fecharam entendimento para compra de 39 milhões de doses da vacina russa e inclusão no PNI. O contrato deve ser assinado nesta sexta-feira, 12. Autoridades buscam que distribuição seja feita não pelo MS, mas pelos municípios que financiaram a compra dos lotes.

Sarto sobre reativação de Hospital no PV: "Por enquanto, descarto"

 

Segundo o médico, por ora a medida é descartada. Ele justifica afirmando que a Prefeitura conseguiu expandir a rede de leitos de UTI, enfermaria e observação em um número maior do que quando existia o Hospital.

"Por enquanto, descarto. Desde que assumi, no final da gestão de Roberto Cláudio, o Hospital foi desativado. Se houver necessidade, faremos. Mas só quero mostrar que, paralelamente, a Prefeitura foi reformando e ampliando Gonzaguinhas, Frotinhas e concluiu o IJF 2", comentou durante programa apresentado pela jornalista Maísa Vasconcelos.

LEIA TAMBÉM | Prefeitura não tem previsão de reativar hospital no PV; volta de jogos depende de obra não iniciada


Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

sarto sarto cbn sarto o povo cbn o povo cbn 95 5 fm entrevista sarto

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar