Lockdown no Ceará: fiscalizações são intensificadas em todo o Estado

Barreiras sanitárias serão acompanhadas de fiscalizações nas ruas, aeronaves e outras medidas que objetivam garantir o isolamento social rígido nos 184 municípios cearenses

Medidas que intensificam a fiscalização do lockdown no Ceará foram anunciadas nesta sexta-feira, 12, pela Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS). O anúncio ocorre de forma a garantir o isolamento social rígido nos 184 municípios cearenses para, como consequência, auxiliar no desafogamento do sistema de saúde público e privado. Somente em Fortaleza, dez hospitais têm leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) lotados, um cenário “extremamente crítico”.

Barreiras sanitárias para evitar circulação desnecessária entre cidades serão gerenciadas pela Polícia Militar do Ceará (PMCE), em todas as suas modalidades de policiamento, pelo Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE), pelo Departamento Estadual de Trânsito (Detran/CE), pela Secretaria Estadual de Saúde (Sesa) e por outros órgãos municipais. Estas instituições também serão responsáveis por conter aglomerações e patrulhar a abertura de estabelecimentos não-essenciais.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Aeronaves da Coordenadoria Integrada de Operações Aéreas (Ciopaer) ajudarão na fiscalização por meio de suas quatro bases cearenses, localizadas em Fortaleza, Quixadá, Juazeiro do Norte e Sobral. Ainda, o governo estadual aumentou a Indenização de Reforço ao Serviço Operacional (IRSO) da PMCE, para ampliar as fiscalizações de rua sem prejudicar outras demandas de segurança.

“É um tipo de fiscalização muito complexa porque não é algo só para Fortaleza, mas para todo o Estado. Nós já havíamos recebido pedidos de pelo menos 80% das prefeituras solicitando apoio da Polícia Militar e também do Corpo de Bombeiros para auxiliar nessas ações”, declarou Sandro Caron, secretário da Segurança Pública e Defesa Social. “Nós não estamos nos descuidando das questões de segurança pública, como o combate aos homicídios, roubos e a outros crimes. Felizmente os índices vêm mostrando que temos alcançado um bom resultado. Mas há toda uma intensificação também nas ações do decreto”, complementou.

Segundo Márcio de Oliveira, coronel comandante geral da PMCE, os agentes militares atuarão no Estado de forma preventiva e ostensiva para cumprir as medidas do decreto de isolamento. “Usaremos todo o aparato policial, das mais variadas frações de tropas, quer seja do policiamento ostensivo geral ou das tropas especializadas, como Raio, Choque, BPRE e Cavalaria, no intuito de aumentar nossa malha operacional. Dessa forma, estaremos presentes em todas as áreas do Estado, evitando o descumprimento do decreto e contribuindo com a não disseminação da doença”, pontuou.

Além disso, o atendimento virtual da Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE) foi ampliado para proteger tanto os agentes civis quanto a população. Para tanto, novas tipificações criminais foram incluídas no site Delegacia Eletrônica. No último dia 5 de março, o Colégio Nacional de Secretários de Segurança Pública (Consesp) demandou o reconhecimento das forças policiais como prioridade na vacinação contra a Covid-19. Uma carta foi enviada ao ministro da Justiça e Segurança Pública, André Mendonça, e ao ministro da Saúde, Eduardo Pazuello.

“O fundamento dessa demanda é justamente o fato de todos os homens e todas as mulheres da segurança pública estarem também na linha de frente de combate à Covid-19. Claro, nós temos os servidores da saúde atuando nessa linha de frente, e logo a seguir, temos os integrantes da segurança pública que seguem permanentemente nas ruas, em delegacias recebendo a população para a comunicação de crimes e que também vêm sendo fundamentais na fiscalização de medidas sanitárias impostas para contermos o avanço da doença”, explicou Caron.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

lockdown ceará covid-19 novo decreto lockdown ceará fiscalização lockdown ceará fiscalização intensificada lockdown

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar