Quem tem a partir de 18 anos já pode se cadastrar para vacina no Ceará

Objetivo é consolidar os dados sobre a população cearenses que precisa receber a vacina contra a doença e, assim, promover estratégias de imunização

A Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa) informou nesta quinta-feira, 11, que a população maior de 18 anos, que não integra os grupos prioritários da vacinação contra Covid-19, pode realizar o cadastro na plataforma Saúde Digital. Apesar do cadastro na ferramenta, o foco ainda continua sendo os grupos prioritários, informou a pasta.

A nova orientação divulgada pela secretaria muda a anterior divulgada nessa quarta-feira, 10, pela pasta. O órgão havia dito que o foco do cadastro na plataforma Saúde Digital seria apenas a população que integra um dos quatro grupos prioritários conforme o Plano Nacional de Imunização (PNI).

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

LEIA MAIS | Veja como fazer o cadastro na plataforma Saúde Digital para receber vacina da Covid-19 no Ceará

Segundo a Secretaria da Saúde, o objetivo agora do cadastro para este público é consolidar os dados sobre a população cearense que precisa receber a vacina contra a doença e, assim, poderpromover estratégias eficazes de imunização. O órgão ainda ressalta que a imunização seguirá o calendário de cada cidade. O cadastro, disponível para pessoas de 18 a 59 anos, ficará armazenado no banco de dados da plataforma, permitindo maior organização do plano de imunização do Governo do Ceará.

A secretária executiva de vigilância e regulação da Sesa, Magda Almeida, explica que a Sesa desenvolveu um sistema para integrar o cadastramento de toda a população do Ceará, com dados integrados aos seus respectivos municípios. “Esta é uma ação coordenada, dentro de um cronograma de benefícios e facilidades que irão agilizar a imunização no Estado todo e serão divulgados em breve. À medida que as vacinas forem chegando, os grupos prioritários poderão agendar para receber o imunizante através do seu município”, disse.

LEIA MAIS | Cadastro no Ceará para vacinação contra Covid-19; saiba tudo

Fake news sobre o cadastro

Nessa quarta-feira, 10, uma mensagem nas redes sociais informava que o cadastramento de vacinação contra a Covid-19 no Ceará, ampliado no início desta semana, passou a ser obrigatório para pessoas acima de 18 anos. De acordo com a Secretaria Estadual da Saúde (Sesa), obrigatoriedade não existe e o foco da imunização agora é somente quem for do grupo prioritário, no qual podem agendar o dia da aplicação do imunizante conforme a chegada das doses.

Hoje, a secretaria afirmou que qualquer cidadão maior de idade já pode fazer o cadastro. A pasta também não disse se há data para que o cadastro seja encerrado e informou a disponibilização de um canal de tira-dúvidas sobre cadastro de vacinação. O POVO listou os questionamentos frequentes abordados pela pasta sobre a vacinação:

- Posso me cadastrar mesmo sem fazer parte dos grupos prioritários?

Sim, todo cidadão maior de 18 anos já pode se cadastrar e aguardar o agendamento da vacina.

- Realizei o cadastro, quando vou me vacinar?

Dependerá da chegada de vacinas e da agenda do seu município.

- O que são grupos prioritários?

São grupos de maior risco, definidos pelo ministério da saúde.

1ª fase - Pessoas com 60 anos ou mais institucionalizadas; Pessoas com deficiência institucionalizadas População Indígena; Trabalhador da Saúde e Pessoas com 75 anos ou mais;

2ª fase - Povos e comunidades tradicionais quilombola; Pessoas com de 60 a 74 anos

3ª fase - Pessoas com comorbidades; Pessoas com deficiências permanente grave

4ª fase - Demais grupos

- Como sei se o agendamento da vacinação para o meu grupo já está disponível?

Você fica sabendo ao acessar o Cadastro de Vacinação, no Saúde Digital.

- Posso mudar meus dados depois de confirmar o cadastro?

Alguns dados sim. Mas você não poderá mais mudar: CPF, CNS (Cartão SUS), e-mail, telefone, nome da mãe e raça/cor.

- Depois que eu concluir o agendamento da vacinação, ainda posso alterar os dados do meu cadastro?

Não. Você só poderá alterar seus dados se cancelar o agendamento realizado.

- O que fazer se eu não receber o e-mail de confirmação do cadastro?

Veja se a mensagem chegou na lixeira (spam) de seu e-mail. E se você não tiver certeza que digitou o e-mail certo, faça um novo cadastro.

- É possível cadastrar um mesmo CPF mais de uma vez?

Não. Após confirmar o cadastro, o CPF não poderá ser usado de novo.

- É possível usar o mesmo e-mail para mais de um cadastro?

Não.

- Quem já tomou a primeira dose precisa se cadastrar nesse?

Não.

- O que significa “Pessoa Institucionalizada”?

Pessoa que mora em instituições para idosos (casas de repouso, asilos ou abrigos) ou em residência inclusiva (moradia para jovens e adultos com deficiência, oferecida pelo Serviço de Acolhimento Institucional).

- Quais doenças são classificadas como comorbidade?

Anemia falciforme; Arritmias cardíacas; Cardiopatias congênita no adulto; Cardiopatia hipertensiva; Cirrose hepática; Cor-pulmonale e Hipertensão pulmonar; Diabetes mellitus; Doenças da Aorta, dos Grandes Vasos e Fístulas arteriovenosas; Doença cerebrovascular; Doença renal crônica; Hipertensão arterial estágio 3; Hipertensão arterial estágios 1 e 2 com lesão em órgão-alvo e/ou comorbidade; Imunossuprimidos Insuficiência cardíaca (IC); Miocardiopatias e Pericardiopatias; Obesidade mórbida; Pneumopatias crônicas graves; Próteses valvares e Dispositivos cardíacos implantados; Síndrome de down; Síndromes coronarianas e Valvopatias 10

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

CADASTRO VACINAÇÃO COVID-19 SESA CADASTRO VACINAÇÃO MAIORES 18 ANOS CADASTRO SAÚDE DIGITAL SESA CADASTRO VACINAÇÃO SESA CEARÁ MAIORES 18 ANOS CADASTRO SAÚDE DIGITAL VACINAÇÃO CONTRA COVID-19 SESA

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar