PUBLICIDADE
Coronavírus
NOTÍCIA

Vacina contra covid no CE: é falsa a mensagem que indica cadastro obrigatório para quem tem mais de 18 anos

Qualquer pessoa pode ter acesso ao cadastro, mas somente quem for do grupo prioritário é quem vai, conforme chegada de doses, conseguir agendar dia da aplicação do imunizante

Gabriela Almeida
17:43 | 10/03/2021
O processo de cadastramento só irá garantir o agendamento da imunização a quem se enquadrar dentro dos grupos prioritários (Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil)
O processo de cadastramento só irá garantir o agendamento da imunização a quem se enquadrar dentro dos grupos prioritários (Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil)

É falsa a mensagem que circula nas redes sociais afirmando que o cadastramento de vacinação contra a Covid-19 no Ceará, ampliado no início desta semana, passou a ser obrigatório para pessoas acima de 18 anos. De acordo com a Secretaria Estadual da Saúde (Sesa), obrigatoriedade não existe e mesmo que outras pessoas consigam acessar cadastro, somente quem for do grupo prioritário é quem vai, conforme a chegada das doses, conseguir agendar dia da aplicação do imunizante. 

"O Governo do Estado informa que o cadastro de vacinação Covid está aberto e é obrigatório para todos os cearenses acima de 18 anos", diz o informativo compartilhado nas redes. Logo abaixo da mensagem, é colocado um link que leva o popular diretamente para o site de cadastro, o que faz parecer com que o conteúdo da mensagem seja real.

| LEIA MAIS |

Novo lote de vacinas chega ao Ceará com mais de 100 mil doses

Cadastro no Ceará para vacinação contra Covid-19; saiba tudo

Procurada pelo O POVO, a pasta da Saúde reforçou que a campanha de imunização ainda está na primeira fase, onde são beneficiados profissionais da saúde e idosos acima de 75 anos, entre outros. A ampliação do cadastro de vacinação foi para que outras pessoas dos demais grupos prioritários, como aquelas que têm mais de 60 anos, se cadastrassem e, com o início das outras fases, realizassem o agendamento.

O cadastro na plataforma Saúde Digital pode ser acessado por qualquer pessoa porque, segundo a Sesa, "é apenas um sistema de cadastramento". No entanto, esse processo só irá garantir o agendamento da imunização a quem se enquadrar dentro dos grupos prioritários, não existindo obrigatoriedade ou previsão de vacinação para a faixa-etária descrita na mensagem. 

"Agora é apenas o cadastro. Depois, de acordo com a chegada de vacinas, os cadastrados farão o agendamento. Nosso foco agora continua sendo os grupos prioritários informados na segunda feira. Qualquer mudança, comunicamos oficialmente", reforçou o órgão.

Saiba como funciona o processo de cadastramento

Atualmente, recebem a vacina contra Covid-19 no Ceará: a população indígena aldeada; idosos a partir de 60 anos institucionalizados (morando em abrigos/asilos); trabalhadores da saúde; pessoas com deficiência institucionalizadas; e idosos a partir de 75 anos. O cadastramento é realizado no site Saúde Digital, sendo necessário informar nome completo, CPF, data de nascimento, raça, número do cartão nacional de saúde e telefone para contato.

Caso o indivíduo se enquadre na primeira fase, um agendamento será realizado depois do processo de cadastro para ser marcado o dia em que receberá a dose. A aplicação da vacina nos grupos das demais fases ainda não tem data prevista.

As quatro fases da campanha incluem:

Fase 1 (atual):

População indígena aldeada;
Idosos a partir de 60 anos institucionalizados;
Trabalhadores de Saúde;
Pessoas com deficiência institucionalizadas;
Idosos a partir de 75 anos.

Fase 2:

Povos e comunidades tradicionais quilombolas;
Idosos a partir de 60 anos.

Fase 3:

Pessoas com deficiência permanente;
Pessoas com morbidades.

Fase 4:

População privada de liberdade;
Funcionários do sistema de privação de liberdade;
Forças de segurança e salvamento;
Forças Armadas;
Trabalhadores de Educação do Ensino Básico;
Trabalhadores de Educação do Ensino Superior;
Trabalhadores de transporte coletivo rodoviário de passageiros;
Trabalhadores de transporte metroviário e ferroviário;
Trabalhadores de transporte aéreo;
Trabalhadores de transporte aquaviário;
Caminhoneiros;
Trabalhadores industriais.