PUBLICIDADE
Coronavírus
NOTÍCIA

Vacinação em Fortaleza: idoso que perdeu segunda dose pode receber imunização em drive-thru

É necessário levar documentos como comprovante de endereço, comprovante de agendamento e documento com foto. Vacinação segue na Capital, junto com cadastro na plataforma Saúde Digital.

Marília Freitas
12:17 | 09/03/2021
FORTALEZA, CE, BRASIL, 01-03-2021:  Vacinação de idosos no estacionamento do estádio Castelão(Foto:Júlio Caesar / O Povo) (Foto: JÚLIO CAESAR)
FORTALEZA, CE, BRASIL, 01-03-2021: Vacinação de idosos no estacionamento do estádio Castelão(Foto:Júlio Caesar / O Povo) (Foto: JÚLIO CAESAR)

Idosos que perderam a imunização da segunda dose (D2) da vacina contra o coronavírus podem ir aos pontos com atendimento em drive-thru de Fortaleza para receber a aplicação. É necessário apresentar comprovante de agendamento, documento com foto e comprovante de endereço. Informação foi destacada hoje, 9, em live diária da Secretaria Municipal da Saúde (SMS) nas redes sociais.

Fabiana Sales, coordenadora de saúde das regionais de Fortaleza, ressaltou para os idosos tentarem cumprir a data do agendamento anterior. Segundo ela, uma parte do público tem reagendado a data por não ter visto seu nome em uma listagem divulgada anteriormente, por exemplo. Diariamente a Prefeitura divulga a lista diária de vacinados, além de entrar em contato através de três canais oficiais: email, WhatsApp e pelo canal Coronavírus Fortaleza.

A vacinação segue em diversos pontos da Capital, incluindo os Cucas e drives-thrus. Até ontem, 8, foram 146.895 pessoas imunizadas com a primeira dose. Outras 66.027 foram imunizadas com a segunda dose. A vacinação com D1 segue em idosos com mais de 75 anos também na modalidade domiciliar. Veja lista de idosos e profissionais de saúde vacinados hoje, 9 de março.

LEIA TAMBÉM | Saiba onde fazer o teste gratuito de Covid-19 em Fortaleza e Maracanaú

O Governo do Estado anunciou na segunda-feira, 8, o cadastro para a vacinação contra a Covid-19 pela plataforma Saúde Digital. A plataforma substituirá o Vacine Já, anteriormente utilizado para cadastro de idosos para vacinação em Fortaleza.

No momento, apenas quem se enquadra nos grupos prioritários pode se cadastrar pela plataforma. Pessoas que moram em qualquer cidade do Ceará podem se inscrever, porém, a adesão ao sistema depende da ação de cada município. Saiba como fazer o cadastro aqui e veja abaixo os grupos que estão sendo cadastrados no momento.

Fase 1 (no momento, pessoas deste grupo estão sendo vacinadas):

População indígena aldeada;
Idosos a partir de 60 anos institucionalizados;
Trabalhadores de Saúde;
Pessoas com deficiência institucionalizadas;
Idosos a partir de 75 anos.

Fase 2:

Povos e comunidades tradicionais quilombolas;
Idosos a partir de 60 anos.

Fase 3:

Pessoas com deficiência permanente;
Pessoas com morbidades.

Fase 4:

População privada de liberdade;
Funcionários do sistema de privação de liberdade;
Forças de segurança e salvamento;
Forças Armadas;
Trabalhadores de Educação do Ensino Básico;
Trabalhadores de Educação do Ensino Superior;
Trabalhadores de transporte coletivo rodoviário de passageiros;
Trabalhadores de transporte metroviário e ferroviário;
Trabalhadores de transporte aéreo;
Trabalhadores de transporte aquaviário;
Caminhoneiros;
Trabalhadores industriais.