Ceará é o segundo estado com maior índice de adoção do isolamento social no país, aponta estudo

Estado só fica atrás do Rio Grande do Norte, que atingiu a taxa de 55,40% da população seguindo a medida

O Ceará registrou o segundo maior índice de adoção do isolamento social no Brasil, com 54,75% da população cearense seguindo o distanciamento como medida sanitária. Os dados foram levantados nesse domingo, 7, pela empresa Inloco, que mostra o percentual da população que está respeitando a recomendação para combater a Covid-19 no País. O Estado só fica atrás do Rio Grande do Norte, que atingiu a taxa de 55,40% da população obedecendo a medida.

No ranking, na lista dos dez estados com os melhores índices do distanciamento social, após Rio Grande do Norte e Ceará, mais sete estão acima da taxa de 50%: Roraima (53,75%), Rondônia(53,03%), Acre (52,68%), Rio Grande do Sul (51,84%), Paraná (50,46%), Bahia (50,34%) e Pernambuco (50,22). Santa Catarina aparece em 10º lugar com 49,66%.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Ainda de acordo com o monitoramento, o melhor percentual de adoção da medida no Ceará foi no dia 22 de março de 2020, quando 63% da população seguiu a orientação. A segunda melhor taxa do Estado foi em 17 de maio, com índice de 56,5%. 

LEIA MAIS | Lockdown em Fortaleza: pessoas que insistirem em ficar na rua devem ser conduzidas à delegacia

Para realizar o levantamento, a empresa utiliza a localização de dispositivos móveis, como aparelhos celulares, para medir a taxa de distanciamento. Conforme a Inloco, todos os dados do estudo são agregados e informações de identificação civil, como RG e CPF, não são coletados. “Os usuários voluntariamente instalam os aplicativos parceiros da Inloco e podem ou não permitir a coleta dos dados”, diz o comunicado da empresa.

Cenário da Covid-19 no Ceará

O Ceará registrou 11.753 óbitos pela Covid-19 no Estado desde o começo da pandemia. Ao todo, são 447.315 casos confirmados pela doença, segundo os dados desta segunda-feira, 8, da plataforma IntegraSUS, da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), divulgado às 8h58min.

Para frear o avanço do vírus no Estado, o Governo do Ceará e a Prefeitura de Fortaleza decretaram na última sexta-feira, 5, a medida de isolamento social rígido, o lockdown, por 14 dias na Capital. Apenas serviços essenciais estão funcionando na cidade. Nos demais municípios cearenses, mais de 26 cidades adotaram a medida.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

ADOÇÃO ISOLAMENTO SOCIAL CEARÁ ISOLAMENTO SOCIAL CEARÁ CEARÁ SEGUNDO ESTADO ISOLAMENTO PESQUISA ISOLAMENTO SOCIAL ISOLAMENTO SOCIAL BRASIL LOCKDOWN CEARÁ MEDIDAS CONTRA COVID-19 COVID-19 CEARÁ COVID-19 BRASIL ÍNDICE ISOLAMENTO SOCIAL CEARÁ

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar