PUBLICIDADE
Coronavírus
NOTÍCIA

Com 30 novos leitos no Interior, Ceará ultrapassa a marca de 3 mil leitos UTI e enfermaria

No Estado, a taxa de ocupação desses equipamentos vem ficando em alta nas últimas três semanas

Júlia Duarte
13:25 | 01/03/2021
Camilo Santana esteve acompanho do secretário de saúde, Dr Cabeto, no anúncio dos novos leitos  (Foto: Governo do Estado do Ceará)
Camilo Santana esteve acompanho do secretário de saúde, Dr Cabeto, no anúncio dos novos leitos (Foto: Governo do Estado do Ceará)

O Ceará recebeu nesta segunda-feira, 1º, 30 novos leitos em três municípios do Interior: Canindé, Tauá e Crato. As unidades de terapia intensiva (UTIs) também atenderão as demandas de municípios das regiões próximas, evitando a necessidade de transferência para Fortaleza ou Sobral. Com os novos equipamentos, o Estado ultrapassa a marca de 3 mil leitos, entre enfermaria e UTI.

São 2.297 mil leitos de enfermaria, com previsão de expansão até a marca de 2.600 no mês de março. O número de UTIs deve saltar de 824 para 1.074 leitos exclusivos para Covid-19, segundo o governador Camilo Santana (PT), em transmissão ao vivo, ao lado do secretário da Saúde, Dr. Cabeto. O aumento de leitos vem acontecendo como medida para administrar acalta de casos e mortes em decorrência da Covid-19, que vem sobrecarregando o sistema de saúde. No Estado, a taxa de ocupação desses equipamentos manteve-se elevada nas últimas três semanas. Nesta segunda-feira, 1º, a ocupação de UTIs saiu da casa dos 90%.

LEIA MAIS: Camilo volta a criticar Bolsonaro por "promover discórdia com governadores": "Lamentável"

Em Canindé, os dez leitos de UTI são os primeiros do município e foram entregues no Hospital Regional São Francisco, entidade filantrópica que realizou parceria com o Governo do Estado. As unidades de terapia intensiva também atenderão municípios da região e devem permanecer após a pandemia. "Nesse momento, serão exclusivos para atender a partir de hoje toda a população da região, que ao invés de os pacientes serem enviados para Fortaleza, vão ser tratados lá no próprio município. Inclusive na região, eles (os leitos) vão continuar atendendo às cirurgias eletivas, às necessidades e demandas da população", ressaltou o governador.

LEIA MAIS: Secretário Cabeto critica defesa de tratamento precoce: "É absolutamente criminoso"

Tauá e Crato também receberam dez novos leitos. Ambos devem receber pacientes ainda nesta segunda-feira, 1º. No período da tarde, outros dez leitos devem ser entregues em agenda do governador e do secretário, dessa vez voltados para o atendimento infantil. Os leitos são parceria entre o Estado e o Sopai Hospital Infantil Filantrópico. A ampliação deve acontecer também nos três hospitais regionais, além de unidades filantrópicas, como em Itapipoca.