PUBLICIDADE
Coronavírus
Noticia

Secretário Cabeto critica defesa de tratamento precoce: "É absolutamente criminoso"

Titular da Secretaria da Saúde (Sesa) considerou "criminoso" posicionamento de profissionais da saúde que apoiam o tratamento precoce contra a Covid-19.

Marília Freitas
00:30 | 02/03/2021
Dr. Cabeto em entrevista na manhã desta segunda-feira, 1º de março. Titular da Sesa comentou sobre segunda onda de casos de Covid-19 (Foto: Thais Mesquita)
Dr. Cabeto em entrevista na manhã desta segunda-feira, 1º de março. Titular da Sesa comentou sobre segunda onda de casos de Covid-19 (Foto: Thais Mesquita)

Em entrevista à rádio O POVO CBN na manhã desta segunda-feira, 1 º de março, o titular da Secretaria da Saúde do Estado (Sesa), Dr. Cabeto, lamentou o posicionamento de profissionais da saúde que apoiam o tratamento precoce contra a Covid-19. "Infelizmente estamos vivendo um momento em que as pessoas estão faltando com responsabilidade e colocando a vida das pessoas em risco. O importante mesmo não é tomar remédio precocemente, é você ser atendido precocemente", detalhou na conversa. "Dizer para as pessoas que não se protejam, é um ato irresponsável, absolutamente criminoso. Quem faz isso, não obedece à ciência", citou.

LEIA TAMBÉM | Defendido por entidade de médicos em jornais, tratamento precoce não tem eficácia comprovada

Cabeto reforçou a necessidade do isolamento social e de outras medidas contra a doença, como o uso de máscara. "Aqueles que reportam realidades não comprovadas fazem um desserviço a sociedade e deixam as pessoas em pânico. Você, cidadão, não precisa de pânico. Você precisa ser cuidado".

Secretário citou as duas fases da doença: a síndrome gripal, com sintomas como febre, dor de garganta e moleza; e a fase de pneumonias e respostas inflamatórias, tidas como a parte mais grave da infecção por Covid-19. "Esses [que pioram o quadro] devem ficar atentos e, por isso, as unidades estão ampliando o atendimento, para reconhecer esses pacientes que estão sendo tratados. Isso é o tratamento adequado que fez reduzir a mortalidade da doença", garantiu.

O que significa atendimento precoce?

A ida ao hospital aos primeiros sinais de insuficiência respiratória. Segundo nota da Associação de Medicina Intensiva Brasileira (Amib) divulgada no início do mês, o uso de oxigênio em casa não é considerado uma medida de proteção porque a covid-19 pode apresentar piora repentina, risco que é minimizado quando o paciente é tratado no ambiente hospitalar.

O que significa tratamento precoce?

Se refere ao uso de medicamentos ou métodos para evitar a doença ou reduzir a gravidade dos casos, o que não é recomendado pelas principais sociedades médicas e organismos internacionais de saúde pública, segundo nota conjunta divulgada em janeiro pela Associação Médica Brasileira (AMB) e a Sociedade Brasileira de Infectologia (SBI).

Entrevista aconteceu nesta segunda-feira, 1º

Cabeto deu detalhes sobre a segunda onda da Covid-19 no Estado em entrevista á rádio O POVO CBN na manhã de hoje. Conforme ele, os casos devem aumentar ainda mais e as medidas de restrições tomadas com o novo decreto só terão efeitos daqui a 15 dias. 

"A gente espera que ainda cresça", citou o secretário referindo-se aos casos da doença antecedentes a as medidas de isolamento social. Segundo o médico, o número de pessoas que adoecem com Covid-19 está similar ao que aconteceu em abril e maio de 2020, o pico da pandemia. "Nós estamos evidentemente agora comprovado na segunda onda. Isso fez com que nos dispuséssemos de mais leitos. Estamos com 820 pacientes em terapia intensiva e devemos chegar a 1.074 leitos em março, o que evidencia uma situação muito grave", comentou.