Brasília entra em ‘lockdown’ a partir da próxima segunda-feira

Situação acontece após alta ocupação de leitos e a iminência de transmissão comunitária de novas variantes no Distrito Federal. Decreto vale até o próximo domingo, 28, e define que apenas serviços essenciais podem funcionar entre 20h e 5h

O governador de Brasília, Ibaneis Rocha (MDB), decidiu fechar serviços não essenciais do Distrito Federal entre 20h e 5 horas a partir da próxima segunda-feira, 1º de março. Nos outros horários, o funcionamento é permitido. A medida foi tomada em razão da alta ocupação dos leitos de UTI, que no total é de 92%. As informações são da coluna Grande Angular, do portal Metrópoles.

Um dos principais motivos para a adoção das novas medidas é o surgimento das novas variantes no Distrito Federal. Mais cedo, o governador considerou que medidas mais extremas seriam tomadas pelo poder público caso fosse constatada transmissão comunitária. Até a publicação desta matéria, não havia sido divulgada que a transmissão estivesse acontecendo.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Apesar de contrariar a definição mais comum, a medida foi chamada de lockdown pelo governador. Normalmente, nesses casos há um controle maior da circulação de pessoas, com proibição de atividades essenciais durante todo o dia, além de autorização para sair de casa apenas por motivos essenciais. Isso aconteceu em maio do ano passado em Fortaleza.

Leia Também | Araraquara decide prorrogar lockdown contra covid-19 até sábado

+ Prefeitura de Coreaú decreta lockdown até 11 de fevereiro

+ Sesa recomenda mais restrições para 170 municípios com risco alto ou altíssimo para Covid-19

Em Mombaça, por exemplo, uma situação caracterizada como lockdown foi anunciada pelo prefeito Orlando Filho (MDB) até o próximo domingo, 28. Devem funcionar somente serviços essenciais e qualquer tipo de evento público ou privado estão vedados. O descumprimento das medidas pode acarretar em multa no valor de R$ 1 mil, triplicando caso haja reincidência.

Situação semelhante acontece em Santa Quitéria, onde foi decretado lockdown até o próximo dia 4 de março. Todas as atividades não essenciais estão proibidas durante o período. “A gente sabe que essas medidas são amargas, mas elas são necessárias. A prefeitura dialogou com setores do comércio, sindicatos e foi de comum acordo tomar esta medida”, disse José Braga Barrozo, prefeito do município. A cidade se esvaziou no primeiro dia do lockdown.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

lockdown medidas rígidas covid-19 brasilia covid-19 governador ibaneis rocha mdb distrito federal covid-19

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar