Ceará já recebeu mais de 530 mil doses de vacina contra Covid-19; veja data de chegada dos lotes ao Estado

O primeiro lote de imunizantes chegou ainda no dia 18 de janeiro e permitiu que a campanha de vacinação contra a doença tivesse início - contemplando profissionais da saúde e idosos acima de 75 anos

Um total de 530.400 doses de vacinas contra a Covid-19 já foram enviadas ao Ceará por meio do Plano Nacional de Imunização. O primeiro lote de imunizantes chegou ao Estado ainda no dia 18 de janeiro e permitiu que a campanha de vacinação contra a doença tivesse início imediato na data - atendendo profissionais da saúde e idosos acima de 75 anos. Desde então, mais quatro carregamentos das vacinas desembarcaram em solo cearense.

O último lote de vacinas foi entregue ao Ceará nesta quarta-feira, 24, contendo 80.500 doses do imunizante produzido pela farmacêutica AstraZeneca em parceria com a Universidade de Oxford. Em números específicos, o Ceará já recebeu 153 mil doses dessa vacina e 377.400 da CoronaVac, fabricada pelo laboratório Sinovac em parceria com o Instituto Butantan.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

| LEIA MAIS |

Vacinômetro: 10 municípios concluíram a vacinação com as remessas recebidas para a segunda dose

CMFor aprova exercício físico como essencial em Fortaleza; mensagem segue para sanção ou veto de Sarto

Ceará negocia compra direta de vacina de laboratórios

Os carregamentos iniciais recebidos pelo Estado foram utilizados na aplicação da primeira dose (D1) ao grupo prioritário contemplado. Já há cerca de duas semanas, quando o Ceará contabilizava quatro lotes recebidos, foi iniciada a aplicação da segunda dose (D2).

Em números disponibilizados pela Secretaria Estadual da Saúde (Sesa), um total de 318.726 pessoas já haviam recebido a aplicação de uma das vacinas até essa última terça-feira, 23. Dessas, 264.251 receberam a D1 e 54.475 receberam a D2 - finalizando o processo de imunização.

Já em relação a Fortaleza, onde o crescimento de casos da doença tem provocado alarme na rede de saúde, 112.362 pessoas receberam a primeira dose do imunizante e 19.059 receberam a segunda dose até o período determinado. O Município já aplicou 93,62% da D1 e 28,22% da D2 em seu estoque.

Confira data de chegada dos lotes:

18 de janeiro: 229.200 mil doses da vacina CoronaVac chegaram ao Ceará, iniciando a primeira fase do processo de imunização, que contempla grupos prioritários. 

23 de janeiro: O Estado recebeu 72.500 doses do imunizante produzido pela farmacêutica AstraZeneca.

25 de janeiro: Um carregamento com 33.200 doses da CoronaVac foi enviado ao Estado.

6 de fevereiro: Cerca de dez dias depois, mais 115 mil doses da CoronaVac chega ao Ceará e a aplicação da segunda dose tem início logo em seguida.

24 de fevereiro: Há mais de uma semana sem receber doses, Ceará recebe o quinto lote, com 80.500 doses da vacina produzida pela AstraZeneca

Novas aquisições

O governador do Ceará, Camilo Santana (PT), afirmou nesta quarta, 24, que o sexto lote de vacinas deve ser entregue ao Estado ainda nesta semana. De acordo com o gestor, o carregamento deve conter mais 49.200 doses da CoronaVac/Butantan e ser utilizado para a finalização da primeira fase da campanha.

Além disso, o petista também informou em suas redes sociais que tem tentado comprar imunizantes diretamente com laboratórios, sem depender do Plano Nacional de Imunização. A medida tem sido tomada desde o ano passado e funciona de forma "preventiva", em caso do plano não conseguir atender a demanda estadual.

"Enviamos ofício para a Pfizer; assinamos memorando de entendimento com o Instituto Butantan; temos conversado constantemente com a Fiocruz; e feito contato com laboratórios chineses que têm produzido o imunizante", publicou o gestor.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

vacina covid-19 ceará novas doses vacina covid-19 ceará

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar