PUBLICIDADE
Coronavírus
NOTÍCIA

Novo lote de vacinas deve chegar ao Ceará até o fim de semana

Segundo a titular, assim que a doses chegarem, a estimativa do Estado é que dentro de 48 horas as doses sejam entregues em todos os municípios cearenses

Júlia Duarte
11:58 | 22/02/2021
FORTALEZA, CE, BRASIL, 05-02-2021: Vacinação de idosos contra o coronavirus no Centro de Eventos do Ceará  (Foto: FCO FONTENELE)
FORTALEZA, CE, BRASIL, 05-02-2021: Vacinação de idosos contra o coronavirus no Centro de Eventos do Ceará (Foto: FCO FONTENELE)

De acordo com a secretária executiva de Vigilância e Regulação do Estado, Magda Almeida, um novo lote de vacinas contra a Covid-19 deve chegar ao Ceará até o fim de semana, seguindo cronograma do Ministério da Saúde. Conforme a gestora, que não especificou a quantidade de doses, o Estado apresenta epidemia simultânea, ou seja, aumento de casos e mortes em todas as regiões. O cenário é diferente do registrado no auge da pandemia em 2020, quando os casos iam descentralizando da Capital para o Interior. 

LEIA MAIS| Vacinação em Fortaleza: pessoas com Covid-19 não devem ser vacinadas enquanto estiverem doentes

Segundo a secretária, assim que a doses chegarem, a estimativa do Estado é que dentro de 48 horas sejam entregues em todos os municípios cearenses. A rota deve permanecer a mesma já executada, com a utilização de transporte aéreo e terrestre. 

A gestora também ressaltou que as novas doses serão destinadas à finalização da primeira fase da vacinação no Estado, com profissionais da saúde e idosos acima de 75 anos. A vacinação em indígenas e idosos em Instituições de Longa Permanência (ILPI) já foi concluída, segundo a secretária. 

LEIA MAIS: Lar Torres de Melo começa aplicação da segunda dose da CoronaVac

A Prefeitura de Fortaleza não está mais agendando a aplicação de primeiras doses em idosos no drive-thru desde a última sexta-feira, 19. Por meio de live, a secretária da Saúde do Município, Ana Estela, explicou que as doses restantes eram destinadas à aplicação em domicílio, refazendo rotas que não foram concluídas ao longo da semana e nas salas dos Cucas do Jangurussu e Modunbim.

No sábado e domingo, profissionais da saúde foram contemplados, encerrando a aplicação das primeiras doses que há no estoque. Até que o Município receba novos imunizantes, o cronograma de vacinação vai continuar apenas com a aplicação das segundas doses para quem já foi imunizado.