PUBLICIDADE
Coronavírus
NOTÍCIA

Idosos não precisam estar em jejum para se vacinar

Não é necessário qualquer tipo de preparação para ser vacinado. Imunização segue em seis pontos da Capital e em domicílio.

Marília Freitas
14:50 | 12/02/2021
A partir de agora, idosos acima de 90 anos não precisam levar comprovante de agendamento e também não precisam mais estar cadastrados na plataforma Vacine Já para serem vacinados. (Foto: FABIO LIMA)
A partir de agora, idosos acima de 90 anos não precisam levar comprovante de agendamento e também não precisam mais estar cadastrados na plataforma Vacine Já para serem vacinados. (Foto: FABIO LIMA)

Idosos que serão vacinados nos seis pontos de imunização na Capital e em domicílio não precisam realizar qualquer tipo de preparação, como jejuns, antes de receber a dose. A informação foi divulgada em live nesta sexta-feira, 12, pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS). É necessário levar RG e CPF para vacinação em drive-thru. A partir de agora, idosos acima de 90 anos não precisam levar comprovante de agendamento e também não precisam mais estar cadastrados na plataforma Vacine Já para serem vacinados, bastando chegar ao local de imunização com os documentos. Veja aqui a lista de idosos que devem ser vacinados hoje, 12.

Ainda hoje os idosos acima de 90 anos que tenham visto seu nome na lista, mas não puderam comparecer à vacinação anteriormente marcada, podem ir ao Centro de Eventos para imunização, das 9h às 20h. Parentes ou idosos acima de 75 anos e com menos de 90 anos devem continuar verificando canais como email e WhatsApp para verificar o horário de vacinação.

No próximo domingo, 14, os faltosos agendados para vacinação em drive-thru que perderam a imunização poderão ir até o Centro de Eventos para serem vacinados. É necessário levar o comprovante de agendamento, recebido por e-mail e WhatsApp ou a lista divulgada com o nome e horário do faltoso, além do RG e CPF.

A vacinação segue em idosos acima de 75 anos e em profissionais da saúde de Fortaleza. Na live, o coordenador da Rede de Atenção Primária e Psicossocial da SMS, Erlemus Soares, destacou que a vacinação contra a Covid-19 ainda não vem acontecendo nos postos de saúde. Entretanto, as vacinações de rotina seguem sendo aplicadas.

Já são mais de 87.002 vacinados na Capital.

Idosos agendados para imunização nos Cucas não devem ir antes do horário ao local

 

O coordenador da Rede de Atenção Primária e Psicossocial da SMS, Erlemus Soares, destacou que a vacinação presencial na Rede Cuca (José Walter e Barra do Ceará) é diferente do processo em drive-thru. Erlemus informou que a SMS vem realizando ligações para que os idosos compareçam aos locais em datas e horas específicas e, por isso, não há divulgação diária da lista de pessoas que devem ser imunizadas nos locais.

LEIA TAMBÉM | Veja lista de idosos que serão vacinados nesta sexta-feira, 12

"Pedimos que não se aglomerem, evitem aglomeração e vá no seu horário", informou o coordenador. Já sobre a vacinação para idosos acima de 60 anos, Soares reafirmou que Fortaleza segue na primeira fase de imunização orientada pelo Ministério da Saúde e que novos grupos serão vacinados de acordo com o recebimento de novas doses.

Quais são os locais disponíveis de vacinação em Fortaleza?

 

Os idosos a partir de 75 anos que receberam a confirmação de agendamento ou com idade a partir de 90 anos poderão se vacinar:

Shopping RioMar Kennedy
Onde: avenida Sargento Hermínio Sampaio, 3100 - Pres. Kennedy
Horário: 8h às 18h;

Shopping Iguatemi
Onde: avenida Washington Soares, 85 - Edson Queiroz
Horário: 8h às 18h;

Arena Castelão
Onde: avenida Alberto Craveiro, 2901 - Castelão
Horário: 9h às 17h;

Cuca da Barra do Ceará
Onde: avenida Presidente Castelo Branco, 6417 - Barra do Ceará,
Horário: 9h às 17h;

Cuca do José Walter
Onde: Rua 69, ao lado da Areninha - José Walter
Horário: 9h às 17h;

Centro de Eventos
Onde: avenida Washington Soares, 999 - Edson Queiroz
Horário: 9h às 17h.

Profissionais da saúde que atuam no acolhimento de pacientes, mediante agendamento prévio realizado pelo local em que trabalham:

Centro de Eventos
Onde: avenida Washington Soares, 999 - Edson Queiroz
Horário: 9h às 17h.

Para serem imunizados, os idosos acima de 90 anos devem portar comprovante de endereço e documentos pessoais.

Como é feito o cadastro para vacinação?

 

Via aplicativo Vacine Já (disponível para Android ou iOS), no site Vacine Já, e quem não possui acesso à internet poderá ter o cadastro realizado por parentes em qualquer posto de saúde. É importante lembrar que não há aplicação de vacinas contra a Covid-19 em postos de saúde, apenas nos locais acima citados.

A partir de agora, idosos acima de 90 anos não precisam levar comprovante de agendamento e também não precisam mais estar cadastrados na plataforma Vacine Já para serem vacinados, bastando chegar ao local de imunização com os documentos RG e CPF.

Para mudança na modalidade de vacinação, basta ligar para os telefones 3452.6979 ou 3452.6990. Ainda, os e-mails enviados para confirmação do agendamento são feitos por dois remetentes oficiais da Secretaria Municipal de Saúde (SMS): [email protected] ou [email protected].

Qual a diferença entre agendamento e cadastro na vacinação contra a Covid-19 em Fortaleza?

No caso dos idosos, eles realizam seu cadastro e, após esse processo, a Prefeitura recebe os dados e inicia o agendamento. São enviadas informações do agendamento para o idoso via WhatsApp ou e-mail, com data e hora que ele deve comparecer ao drive-thru ou com a data em que a equipe irá fazer a vacinação domiciliar.