A partir de sábado, profissionais de saúde das áreas ambulatorial e administrativa devem ser o foco da vacinação em Fortaleza

Mesmo com a mudança para funcionários de outros setores hospitalares, o Estado permanece na fase 1 de vacinação

Com a maior parte dos profissionais da linha de frente já vacinados, trabalhadores da área administrativa e ambulatorial devem ser o foco da vacinação contra Covid-19 em Fortaleza. De acordo com documento da Secretaria Executiva de Vigilância e Regulação em Saúde do Estado, a partir de sábado, 6, a prioridade deve ser funcionários ligados a procedimentos produtores aerossóis, como cirurgiões dentistas, técnicos em higiene bucal, broncoscopistas, endoscopistas, entre outros.

LEIA MAIS: O que pode e o que não pode: entenda o decreto que entra em vigor hoje em Fortaleza

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

+ Veja o nome de quem será vacinado nesta quarta, 3, no drive-thru do Iguatemi

Além dessa categoria, as doses devem ser destinadas com prioridade a funcionários ativos com mais de 60 anos; seguido dos profissionais que atendem pacientes em demanda espontânea. Logo após na ordem de prioridade estão trabalhadores que circulam no ambiente hospitalar e posteriormente os que lidam com público externo ou com o gerenciamento de resíduos. Os profissionais da saúde que não se enquadram nas categorias anteriores devem ser vacinados após os demais.

O agendamento dos trabalhadores da saúde que atuam em hospitais é programado para começar nesta quarta-feira, 3, com a disponibilização de vagas pela Secretaria Municipal de Fortaleza (SMS). A própria unidade deve preencher a planilha enviada pela Secretaria e informar aos colaboradores.

LEIA MAIS: Vacinação começa em Fortaleza por profissionais de saúde da linha de frente

Nos últimos dias, segundo o documento, as doses restantes foram contabilizadas pela SMS, porque alguns hospitais ainda estavam no processo de finalizar a aplicação das vacinas. Neste momento, a pasta estadual ressalta que profissionais afastados por qualquer motivo, inclusive aposentadoria ou licença prêmio, não devem receber doses.

As primeiras doses enviadas pelo Ministério da Saúde e a distribuição pelo Governo do Estado foram destinadas em primeiro lugar para profissionais da saúde atuantes na linha de frente. Mesmo com a mudança para funcionários de outros setores hospitalares, o Estado permanece na fase 1 de vacinação, com foco em trabalhadores da saúde, idosos com 75 anos ou mais, idosos com 60 anos ou mais que vivem em instituições de longa permanência e indígenas.

LEIA MAIS |Veja a ordem de vacinação contra a Covid-19 no Ceará, que deve começar na quarta

No País, foi aprovados o uso emergencial de duas vacinas contra a Covid-19. Tiveram aprovação da Anvisa, a CoronaVac, desenvolvida pela empresa chinesa Sinovac em parceria com o Instituto Butantan; e a vacina de Oxford, desenvolvida pela AstraZeneca e pela Universidade de Oxford, com acordo para ser fabricada pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).

Confira a ordem de prioridade nesta nova fase da vacinação de profissionais da saúde:

1 Funcionários que realizam procedimentos produtores aerossóis, como cirurgiões dentistas, técnicos em higiene bucal, broncoscopistas, endoscopistas e outros;

2 Funcionários ativos com mais de 60 anos;

3 Funcionários que atendem pacientes em demanda espontânea;

4 Funcionários que circulam em ambientes hospitalares;

5 Funcionários que lidam diretamente com o público externo;

6 Funcionários que lidam com gerenciamento de resíduos;

7 Demais funcionários.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar