Linha do tempo e registros do início da vacinação contra Covid no Ceará

O Estado deu início nesta segunda-feira, 18, ao processo de imunização da população com aplicação da primeira dose da Coronavac, vacina contra a Covid-19

Nesta segunda-feira, 18, o Ceará deu início ao processo de vacinação contra a Covid-19 em Fortaleza. Os primeiros cearenses foram vacinados momentos após a chegada das cerca de 220 mil doses da Coronavac, vacina desenvolvida pelo Instituto Butantan, em parceria com a farmacêutica chinesa, SinoVac, no Estado.

FIQUE POR DENTRO | Confira aqui o que se sabe até agora sobre a vacinação no Estado

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

O local escolhido para dar início a imunização foi o Hospital Leonardo da Vinci, centro de referência no tratamento de pacientes infectados pelo novo coronavírus, em Fortaleza. Como parte do grupo prioritário, profissionais de saúde e um indígena foram escolhidos para serem os primeiros a receber a vacina no Ceará.

LEIA TAMBÉM | Covid-19: Castelão e Centro de Eventos serão locais de vacinação em lotes futuros

O POVO acompanhou toda a trajetória do lote de vacinas vindo de São Paulo, até a primeira dose ser aplicada. Abaixo você confere os principais momentos e registros de cada movimentação do primeiro dia de vacinação contra Covid-19 no Ceará.

Linha do tempo

Por volta das 8h da manhã desta segunda-feira, o governador do Ceará, Camilo Santana (PT), anunciou que estava em uma reunião com gestores dos estados e representantes do Governo Federal e do Ministério da Saúde para acertar o repasse das doses para cada unidade da federação brasileira.

A previsão inicial era de que as vacinas chegassem às 13h15min, porém houve atraso com o voo da Força Aérea Brasileira (FAB) e o lote das vacinas chegou em Fortaleza por volta das 17h, junto com Camilo e o prefeito da Capital, José Sarto Nogueira (PDT). Ambos os gestores participaram de uma coletiva para informar mais detalhes da distribuição das vacinas.

Clique na imagem para abrir a galeria

 




Após o desembarque, as vacinas foram acondicionadas em isopores térmicos e então encaminhadas para os pontos de vacinação. Sendo o Hospital Leonardo da Vinci, o primeiro ponto de vacinação do Estado.

Clique na imagem para abrir a galeria

No Hospital Leonardo da Vinci, os profissionais de saúde da unidade aguardaram a chegada da vacina, olhando a entrada de insumos pelas janelas dos corredores das unidades. No local, os primeiros cearenses a serem vacinados contra a Covid-19 se emocionaram diante do marco.

Clique na imagem para abrir a galeria




O Hospital de campanha do Hospital Geral de Fortaleza, assim como o Instituto José Frota também foram polos de vacinação contra a Covid-19 nesta segunda-feira, 18.

Clique na imagem para abrir a galeria

Segundo informações divulgadas pelo governador do Estado, Camilo Santana (PT), a próxima etapa será a distribuição das doses para os 20 municípios que irão sediar o início do processo de imunização contra a Covid-19 no Ceará. Tendo a remessa de vacinas com destino aos municípios de Limoeiro do Norte, Russas, Aracati, Quixadá, Canindé, Acaraú e Camocim sido despachada de helicóptero por volta das 20h desta segunda, 18.

Neste primeiro grupo, 109.160 pessoas devem receber a vacina, dentre: profissionais de saúde; pessoas com deficiência vivendo em lares de longa permanência, pessoas a partir de 60 anos vivendo em asilos e indígenas que residam em suas comunidades.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

VACINAÇÃO COVID-19 CEARÁ COMEÇOU INICIO VACINAÇÃO COVID-19 CEARÁ PRIMEIRO VACINADO COVID-19 CEARÁ COMO AGENDAR VACINA COVID-19 VACINAÇÃO COVID-19 FORTALEZA IJF HGF HOSPITAL LEONARDO VINCI VACINA

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar