O que se sabe sobre a CoronaVac, vacina da Covid-19 do Instituto Butantan

Imunizante teve dados divulgados nesta quinta-feira, 7 de janeiro (07/01), com 78% de eficiência; Governo Federal encomendou 100 milhões de doses da vacina contra Covid-19

A pandemia da Covid-19 já contaminou quase 8 milhões de pessoas e levou mais de 200 mil a óbito somente no Brasil. Após meses de indefinição, no entanto, o Governo Federal anunciou nesta quinta-feira, 7 de janeiro (07/01), mais detalhes sobre a aquisição de vacinas contra a Covid-19. No mesmo dia, o Instituto Butantan, responsável pela produção nacional da CoronaVac, informou que os testes com o imunizante chegaram a 78% de eficácia. Confira abaixo o que já se sabe sobre a vacina.

Quem produz a CoronaVac?

A CoronaVac é produzida no Brasil pelo Instituto Butantan, em São Paulo, em parceria com a empresa chinesa Sinovac. O acordo de produção foi do tipo "transferência de tecnologia", ou seja, a Sinovac desenvolveu o método para criação das vacinas, mas elas são feitas no Brasil.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

A CoronaVac é segura?

Sim, a vacina é segura. Segundo Dimas Covas, diretor do Butantan, não houve efeitos colaterais graves nos mais de 9 mil voluntários que participaram dos testes. Ele chegou a afirmar que, dentre as quatro vacinas em teste no Brasil, a CoronaVac é a mais segura.

Nos testes, 35% dos voluntários tiveram reações leves, como dor no local da aplicação - que é feita por injeção intramuscular, no braço - ou dor de cabeça. Na China, onde mais de 50 mil voluntários foram testados, cerca de 5% tiveram efeitos colaterais, nenhum deles grave.

Além disso, a tecnologia usada para desenvolver a CoronaVac é utilizada há mais de 70 anos para criar diversos tipos de vacinas, como a da poliomielite e a da gripe. A técnica é considerada segura por órgãos de saúde no mundo inteiro, sendo a unica desvantagem o preço elevado das doses, porque é necessário cultivar o vírus para então inativá-lo.

A CoronaVac funciona? Qual a eficácia da vacina?

O Instituto Butantan anunciou hoje que a CoronaVac tem 78% de eficácia contra casos graves da doença e 100% contra casos leves e moderados. Isso significa que, entre os voluntários no teste da vacina, 78 a cada 100 estão imunes à doença, e o restante teve apenas casos leves ou assintomáticos de coronavírus.

O valor é considerado alto. Vacinas contra a gripe, por exemplo, atingem no máximo entre 50 e 60% de eficácia.

Como funciona a CoronaVac?

A CoronaVac usa a técnica de vírus inativado para proteger o organismo. No laboratório, os vírus são criados em um ambiente controlado, e em seguida passam por tratamentos químicos para impedi-los de se reproduzir. Ao serem injetados no paciente, os vírus não conseguem se replicar, e portanto não causam a doença. No entanto, o sistema imunológico reconhece o vírus inativado como uma ameaça como se fosse a versão "normal", e produz anticorpos para se defender. Com isso, no caso de uma contaminação real, o corpo já tem as defesas prontas para combater a infecção, e a doença não ocorre.

Por quanto tempo a CoronaVac protege o organismo?

A CoronaVac, assim como as outras vacinas contra o coronavírus, ainda não teve o período de eficácia determinado. O mesmo ocorre para quem teve Covid-19: ainda não se sabe por quanto tempo o paciente fica imune. Doenças como a gripe, por exemplo, precisam ter as vacinas atualizadas anualmente, pois o vírus sofre mutações conforme se prolifera na população, e vacinas antigas perdem a eficácia.

No caso do coronavírus, já se sabe que a reinfecção - quando a pessoa teve a doença, se curou, e foi novamente contaminada - é possível, especialmente em pacientes que apresentaram sintomas leves ou foram assintomáticos. Uma das hipóteses é que, nestas pessoas, a carga viral não foi alta o suficiente para gerar a chamada "memória imunológica". Situações como essa, apesar de raras, já foram confirmadas no Brasil.

Quando começará a vacinação com a CoronaVac?

Por enquanto há dois cronogramas planejados. Segundo o ministro da Saúde. Eduardo Pazuello, a vacinação poderia começar em 20 de janeiro caso a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). No entanto, essa estimativa tem como base um estoque de outra vacina, a ChAdOx1 nCoV-19, desenvolvida pela AstraZeneca e pela Universidade de Oxford. Esta vacina tem 2 milhões de doses no Brasil em estoque: elas foram fabricadas pelo Instituto Serum, da Índia, maior produtor de vacinas do mundo, e importadas pelo governo. A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) deve começar a produção nacional desta vacina também no final deste mês.

Para a vacinação com a CoronaVac especificamente, a estimativa é que ela comece em 25 de janeiro, capitaneada pelo governo do estado de São Paulo. O cronograma inicial do governo paulista visa atender a grupos de risco e tem as seguintes datas:
25 de janeiro - Trabalhadores da saúde, indígenas e quilombolas
8 de fevereiro - 75 anos ou mais
15 de fevereiro - 70 a 74 anos
22 de fevereiro - 65 a 69 anos
1º de março - 60 a 64 anos

Quantas doses serão feitas da CoronaVac?

O contrato de compra anunciado hoje pelo Ministério da Saúde prevê um total de 100 milhões de doses da CoronaVac para 2021, com uma aquisição inicial de 46 milhões de doses e possibilidade de renovação para mais 54 milhões, totalizando os 100 milhões.

Ao todo, é estimado pelo Ministério que sejam aplicadas 354 milhões de doses da vacina contra o coronavírus no Brasil em 2021. Além das 100 milhões de doses de CoronaVac e das 2 milhões já importadas da Índia, cerca de 210 milhões da ChAdOx1 nCoV-19 seriam fabricadas pela Fiocruz, e mais 42,5 milhões serão adquiridas pelo acordo internacional Covax Facility. Com esta quantidade, seria possível vacinar cerca de 177 milhões de pessoas, ou 84% da população brasileira, pois cada vacina demanda duas doses para atingir a maior eficácia.

As compras foram possibilitadas por Medida Provisória (MP) assinada nessa terça-feira, 6, pelo presidente da República, Jair Bolsonaro (sem partido). A MP permite a compra de vacinas antes mesmo da aprovação pela Anvisa, ao contrário do que ocorria antes, que exigia registro da agência para a negociação.

Além das 354 milhões de doses, ainda há negociação do governo com a Pfizer, e testes no Brasil de vacinas produzidas pela Janssen. A empresa farmacêutica União Química solicitou aprovação da Anvisa para estudos com a Sputnik V, fabricada em parceria com o Centro Gamaleïa, da Rússia. Para estas três alternativas, no entanto, não há previsão de data para aplicação no Brasil ou quantas doses de cada estariam disponíveis.

A CoronaVac será usada em outros países?

Sim. Além do Brasil, a própria China, onde a vacina foi desenvolvida, já está aplicando de forma emergencial em profissionais de saúde e funcionários públicos. A Indonésia e a Turquia fecharam, cada uma, contratos para compra de 50 milhões de doses da CoronaVac, e o Chile tem um acordo para adquirir 20 milhões.

Quem vai poder tomar a CoronaVac?

Em um primeiro momento, a vacinação será direcionada a determinados grupos de risco - indígenas, quilombolas, profissionais de saúde e pessoas idosas. A intenção é reduzir o risco para quem tem exposição constante ao coronavírus, no caso de quem trabalha na área médica, e atender a categorias com as maiores taxas de mortalidade, nos outros grupos. Somente após esta etapa a vacinação será oferecida à população geral.

Todavia, devido ao processo emergencial para desenvolver e aprovar as vacinas, não foram realizados estudos para determinar a segurança da imunização em gestantes e pessoas menores de 18 anos, segundo o próprio Butantan. Estes dois grupos, portanto, não poderão se vacinar com a CoronaVac por enquanto.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

covid vacina vacina coronavac vacina butantan coronavac vacina covid brasil Instituto Butantan covid-19 coronavírus

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar