Participamos do

Ministério da Saúde confirma primeiro caso de reinfecção por coronavírus

A partir dos resultados, foi possível confirmar que a paciente contraiu a doença, se curou e contraiu novamente, caracterizando um caso de reinfecção
10:00 | Dez. 10, 2020
Autor Redação O POVO
Foto do autor
Redação O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

Foi confirmado pelo Ministério do Saúde nesta quinta-feira, 10, o primeiro caso de reinfecção por Covid-19. O caso é de uma profissional da área da saúde, de 37 anos, que reside em Natal, no Rio Grande do Norte. Ela contraiu a doença em junho, se curou, e teve resultado positivo novamente em outubro.

Em nota, a pasta da saúde explica que no último dia 9, a Secretaria de Vigilância em Saúde do MS recebeu um relatório do Laboratório de Vírus Respiratórios e do Sarampo da Fiocruz/RJ contendo os resultados laboratoriais de duas amostras clínicas de um caso suspeito de reinfecção da doença pelo coronavírus. A partir dos resultados, foi possível confirmar que a paciente contraiu a doença, se curou e contraiu novamente, caracterizando um caso de reinfecção.

LEIA MAIS: Reinfecção: Sesa busca 160 pacientes que teriam "contraído" duas vezes Covid-19

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Entre o primeiro e o segundo diagnóstico, houve o intervalo de 116 dias. As análises realizadas permitem confirmar a reinfecção pelo vírus SARS-CoV-2, após sequenciamento do genoma completo viral que identificou duas variações do vírus. Segundo o G1, o caso estava sendo investigado desde o dia 23 de outubro, quando o Centro de Informações Estratégicas de Vigilância em Saúde do RN (CIEVS-RN) recebeu a notificação sobre a suspeita.

Após apresentar um quadro de síndrome gripal no dia 17, a paciente realizou um exame na Paraíba em 23 de junho. O teste deu positivo e ela ficou em isolamento. Segundo o Ministério, foi realizada uma coleta no 8 de setembro que apresentou resultado não detectável. A mulher, entretanto, voltou a apresentar um quadro de síndrome gripal no dia 11 de outubro. Outro teste foi feito e deu positivo novamente. As duas amostras foram enviadas ao Laboratório, onde houve a confirmação dos resultados via metodologia de RT-PCR em tempo real. 

Esse resultado foi um trabalho conjunto entre vigilância epidemiológica e laboratorial das três esferas do governo, Universidades, Laboratórios Centrais de Saúde Pública e Laboratório de Referência Nacional.

Na nota, Ministério da Saúde alerta que o caso reforça a necessidade da adoção do uso contínuo de máscaras, higienização constantes das mãos e o uso de álcool em gel. O texto afirma também que o Governo Federal está buscando o "mais rápido possível a vacina confiável, segura e aprovada pela Anvisa, para que todos os brasileiros que desejarem possam ser imunizados".

Outros estados também avaliam casos suspeitos de reinfecção da doença. Em outubro, o Ceará, segundo a Secretaria de Saúde, tinha 160 pacientes em observação. Entretanto, como mostra o novo plano de contingência, o número subiu para 183.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar