Coronavac tem eficácia de 78% contra a Covid-19, informa Butantan

O percentual foi apresentado hoje, 7, à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Atualmente, São Paulo é o estado brasileiro com mais casos e óbitos pelo novo coronavírus.

A Coronavac, principal aposta do governo paulista para vacinação contra a Covid-19, teve uma eficácia de 78% nos estudos finais realizados no País. O percentual e outros dados seguem sendo apresentados hoje, 7, à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Ainda hoje, o Instituto Butantan solicitou o pedido de registro emergencial do imunizante à Agência.

O anúncio foi confirmado pelo governador João Dória (PSDB) em coletiva de imprensa. "Esse resultado significa que tem elevado grau de eficácia para proteger a vida contra a Covid 19. As pessoas que forem imunizadas terão entre 78% a 100% menos possibilidade de desenvolver a Covid-19 do que uma pessoa que não receber o imunizante", ressaltou.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine
— Governo de S. Paulo (@governosp) January 7, 2021

O percentual se aplica à prevenção de casos leves da Covid-19 e os casos moderados e de mortes foram evitados no estudo. O anúncio veio após quatro atrasos de divulgação dos dados, desde dezembro de 2020. A vacina da empresa chinesa Sinovac é a principal aposta do governo de São Paulo para imunização da população.

"Não e um fato politico, partidário ou ideológico. É um fato da ciência e São Paulo sempre obedeceu isso", ressaltou Dória. Presidenciável, o político foi protagonista em embates contra Jair Bolsonaro (sem partido) devido a vacinação no País.

Aparentemente emocionado, o diretor do Instituto Butantan, Dimas Covas, agradeceu ao empenho de voluntários e pesquisadores no processo da vacina. "Uma vacina nesse momento vem para diminuir essa carga de doença, para diminuir a gravidade dos casos e impedir que as pessoas, uma vez infectadas, desenvolvam a forma mais grave da doença. É isso que esperamos de uma vacina", disse.

Os testes no Brasil

Participaram 12.476 profissionais de saúde na linha de frente da Covid-19 no Brasil. As pessoas que receberam as vacinas em relação as que não receberam não tiveram casos de Covid-19 em estado grave, protegendo em 100% nesses casos e em casos moderados.

Atualmente, são quatro farmacêuticas na corrida pela aprovação dos antídotos: Astrazeneca, Pfizer, Janssen e Sinovac. Cerca de 5,5 milhões de doses já estão no estado paulista. O governador Camilo Santana (PT) chegou a participar de reunião com Dória para articular a compra de doses para o Ceará. Camilo também já reafirmou que a vacina "tá bem pertim".

No cronograma paulista, que espera ter 46 milhões de doses da Coronavac, a ideia é vacinar 9 milhões de moradores do Estado em três meses, a partir de 25 de janeiro - isso com o registro emergencial da Anvisa aprovado. A expectativa é que os seguintes grupos prioritários sejam vacinados, por ordem das datas: 

25 de janeiro - Trabalhadores da saúde, indígenas e quilombolas

8 de fevereiro - 75 anos ou mais

15 de fevereiro - 70 a 74 anos

22 de fevereiro - 65 a 69 anos

1º de março - 60 a 64 anos

Atualmente, São Paulo é o estado brasileiro com mais casos e óbitos pelo novo coronavírus. São mais de 1 milhão de casos confirmados pela doença e mais de 47 mil óbitos.

LEIA TAMBÉM | Veja a situação das vacinas da Covid-19 em teste pela Anvisa

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

vacina governo do estado de são paulo instituto butantan vacina covid brasil covid 19 sp coronavac eficácia vacinação covid brasil covid sao paulo vacina sao paulo vacina covid sp pronunciamenot pazuello pronunciamento qual vacina o brasil comprou coronavac butantan pazuello coronavírus síndrome respiratória aguda grave vacinas vacinas coronavírus vacinas covid-19 covid vacina covid corona vacina vacina covid 19 covid 19 vacina de covid covid brasil vacina covid brasil vacina do covid vacina contra covid vacina da covid vacina contra coronavírus vacina coronavírus vacina do coronavirus vacina oxford astrazeneca vacina astrazeneca coronavac vacina coronavirus brasil vacina contra covid 19 corona virus vacina vacina coronavac vacina pfizer coronavac vacina do corona

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar