Participamos do

Vacinação de todos os brasileiros contra Covid deve levar pelo menos 16 meses, diz governo federal

As doses da vacina da Covid, após compradas, devem levar cinco dias para serem distribuídas aos estados do País. Plano de imunização completo deve ser divulgado ainda nesta semana
18:06 | Dez. 15, 2020
Autor Redação O POVO
Foto do autor
Redação O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

O governo federal informou nesta terça-feira, 15, ao Supremo Tribunal Federal (STF) que a vacinação de toda a população brasileira contra a Covid-19 pode levar pelo menos 16 meses. Por meio de ofício enviado pela Advocacia-Geral da União (AGU), foi dito que "não há vacina para uso imediato no mercado brasileiro". A campanha de imunização, que começará com grupos prioritários, deve durar quatro meses. Em seguida, seriam necessários mais 12 meses para a população geral.

Conforme o ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, nenhuma empresa solicitou registro ou autorização para uso emergencial até o momento. Assim que estas solicitações forem feitas, as doses, após compradas, devem levar cinco dias para serem distribuídas aos estados do País. As informações são do Correio Braziliense.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

"É importante lembrar que, até o presente momento, ainda não há vacina disponível para uso imediato no mercado brasileiro, o que, por evidente, é condição para disponibilização da vacina. Ademais, a incorporação de uma vacina ao Calendário Nacional de Vacinação dependerá da aprovação do imunobiológico pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), por processo de submissão regular ou emergencial", ponderou o ministro.

Ainda não há data especificada para a vacinação começar. Plano de imunização completo deve ser divulgado ainda nesta semana, segundo informou o governador Camilo Santana (PT-CE), nessa segunda-feira, após se reunir com Pazuello em Brasília. 15 milhões de doses devem estar prontas até 15 de janeiro, segundo estimativa do governo federal. Já o governo de São Paulo, anunciou vacinação a partir de 25 de janeiro.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar