Participamos do

México pretende começar a vacinar a população contra a Covid-19 na próxima semana

O presidente do país informou que a expectativa é da aplicação de 125 mil doses em profissionais da saúde até o fim do ano de 2020; agência reguladora do México ainda deve aprovar o imunizante
19:40 | Dez. 09, 2020
Autor Redação O POVO
Foto do autor
Redação O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

O México deve se juntar à lista de países que aprovaram a utilização da vacina do laboratórios Pfizer e BioNTec. O presidente do país, Andrés Manuel López Obrador, disse nesta terça-feira, 8, que o país deve começar a campanha de vacinação contra a Covid-19 na próxima semana. Na primeira fase, o governo informou que 125 mil doses da vacina serão aplicadas em profissionais da saúde até 31 de dezembro de 2020.

LEIA MAIS | Uso emergencial: quem pode e não pode receber a vacina da Pfizer/BioNTech

No começo de dezembro, o México assinou um acordo com a Pfizer para adquirir 34,4 milhões de doses da vacina contra Covid-19. O acordo prevê que a primeira leva dessas doses seja entregue na próxima semana. Apesar da negociação, a vacina, que já foi aprovada no Reino Unido, Bahrein e Canadá, ainda não foi aprovada pela comissão federal de vigilância sanitária do México, a Cofepris.

Segundo também anunciado pelo vice-ministro da Saúde, Hugo López Gatell, a vacina será gratuita. Ele especificou que a imunização será distribuída em grupos separados por idade e que pessoas com mais de 60 anos receberão as doses a partir de fevereiro de 2021.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Em seguida, pessoas com mais de 50 anos serão vacinadas em abril e as com mais de 40 anos em maio. A expectativa é que toda a população esteja vacinada até o fim de 2021. Além do acordo com a Pfizer, o México tem acordo com quatro fabricantes que garantem a compra de 220 milhões de doses.

Reino Unido, Bahrein e Canadá

Reino Unido e Bahrein aprovaram o uso do imunizante na última semana, enquanto o Canadá aprovou o uso da vacina nesta quarta-feira, 9. No começo do ano, o laboratório estadunidense Pfizer pediu a autorização para utilização do imunizante em toda a Europa. A decisão deve sair até 29 de dezembro.

LEIA TAMBÉM | Covid-19: Pazuello diz que Brasil tem 300 milhões de doses de vacinas garantidas

Nesta terça-feira, 8, o Reino Unido começou a vacinar a população. Uma senhora chamada Margaret Keenan, de 90 anos, foi a primeira a receber a dose. O país europeu é o primeiro a aprovar e começar a campanha de vacinação.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar