Participamos do

Covid-19: Governo Federal reconhece estado de calamidade pública no Ceará pela segunda vez

O Estado atingiu 270.577 casos confirmados e 9.279 mortes pela doença nesta segunda-feira, 26
20:02 | Out. 26, 2020
Autor O Povo
Foto do autor
O Povo Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

Nesta segunda-feira, 26, o Governo Federal, por meio do Ministério do Desenvolvimento Regional, reconheceu, pela segunda vez, estado de calamidade pública no estado do Ceará em virtude da pandemia da Covid-19. O texto foi publicado no Diário Oficial da União (DOU) e, apesar do anúncio, o Governo do Ceará já havia estabelecido, em abril deste ano, a situação de emergência. O Estado atingiu 270.577 casos confirmados e 9.279 mortes pela doença nesta segunda-feira, de acordo com os dados da plataforma IntegraSUS.

Em nota, a Sesa informou que: "O novo reconhecimento do estado de calamidade por parte da Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil é uma resposta ao decreto estadual 33.773, de 16 de outubro de 2020, de autoria do Governo do Estado. Trata-se de uma formalidade legal para o acesso a benefícios fiscais e repasse de recursos da União no contexto da pandemia"

A situação de emergência determina um ambiente constitucional propício ao quadro, no qual facilita a execução por parte da gestão pública das ações de assistência à população, neste momento de pandemia. O Governo Federal reduz a burocracia e facilita, a estados e municípios, o acesso aos recursos da União para ações de socorro.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Dentre esses recursos que podem ser garantidos ao Estado estão a antecipação de benefícios sociais, liberação de seguros e a prorrogação de pagamentos de empréstimos federais, além de outras modalidades de apoio da União.

Leia Também | "O vírus ainda está circulando", alerta Camilo Santana com intuito de evitar 2ª onda de contaminação

Para o enfrentamento da Covid-19 no Ceará, algumas ações específicas foram estabelecidas durante esse período, conforme o Governo do Ceará por meio de decretos publicados nos últimos sete meses. Dentre eles seguem o uso obrigatório de máscaras, exceto para pessoas com transtorno do espectro autista ou com algum tipo de deficiência que as impeçam de fazer o uso adequado de máscara de proteção facial, crianças menores três anos e pessoas que estiverem se alimentando ou consumindo algo em algum estabelecimento.

Leia Também | O que muda com o novo decreto, que libera aulas presenciais em Fortaleza

As medidas de isolamento social também permanecem em vigor. O primeiro reconhecimento de estado de calamidade pública no Ceará pelo Governo Federal se deu em abril deste ano.

Acesse a cobertura completa do Coronavírus >

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar