Participamos do

Pais não devem permanecer muito tempo dentro das escolas

Aproximadamente, 20% das escolas particulares de ensino fundamental voltaram às atividades
14:37 | Set. 01, 2020
Autor Redação O POVO
Foto do autor
Redação O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

A partir desta terça-feira, dia 1º, teve início o retorno gradual das aulas presenciais nas instituições de ensino infantil particulares do Ceará. Uma das preocupações dos pais é que crianças nessa idade precisam passar por um período de adaptação, em que o contato dos pais com a escola é intenso, para acostumar a criança com o ambiente escolar. Entretanto, uma das principais medidas de prevenção contra a disseminação da Covid-19 é que pais e responsáveis não permaneçam dentro das instituições.

Muitas vezes, as crianças permanecem pouco tempo na escola nos primeiros dias e os pais passam um tempo com elas. Esse momento é feito para que os pequenos percam o medo de permanecer na escola e se sintam seguros para aprender e conviver com os outros. Entretanto, por causa da pandemia, o recomendado é que os pais só entrem na escola para deixar os filhos.

Nesta terça-feira, aproximadamente 20% das escolas particulares de ensino infantil voltaram às aulas presenciais em Fortaleza e na Região Metropolitana. A estimativa foi feita com dados do Sindicato dos Estabelecimentos Particulares de Ensino do Ceará (Sinepe-CE). 

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Fernanda Denardin, diretora técnica da Organização Educacional Farias Brito, explica que houve uma reunião com os pais, em que eles puderam tirar dúvidas com médicos. Os pais que compareceram hoje estavam mais seguros com a decisão tomada. A diretora ressalta que não houve aglomerações neste primeiro dia de retorno. “Está todo mundo com o mesmo objetivo, para evitar qualquer possibilidade de transmissão”, completa.

Já o diretor do Colégio 7 de Setembro, Henrique Soárez, delimita que apenas um adulto pode entrar com cada criança até a porta da sala. Depois, é necessário ir embora.

O número reduzido de adultos circulando dentro das instituições é uma das formas de minimizar um possível contágio, explicou a professora, doutora pela Universidade de São Paulo (USP), e médica pediatra Virna Costa e Silva. “É preciso ter um corpo docente consciente de como deve ser feito esse retorno e evitar a circulação dos pais”, lista.

LEIA MAIS: Crianças devem usar máscaras? Confira orientações

O psicólogo especialista em saúde mental, Kleidir Feitosa, afirma ser normal que nos primeiros dias as crianças fiquem estranhas, por causa da adaptação a uma nova realidade. “A gente não aprendeu de uma hora para outra a sair e não tocar em nada, foi uma adaptação. Com a criança, vai ser a mesma coisa”, ressalta. Segundo ele, é preciso que a educação e o diálogo comecem em casa, e não dependa exclusivamente da atuação da escola e dos educadores. O POVO separou dicas de como preparar as crianças para a volta às aulas

O que diz o decreto:

 

- A partir de 1º de setembro, fica liberado na região de saúde de Fortaleza a atividade presencial da educação infantil na rede privada de ensino, limitada a 30% da capacidade de atendimento.

- O retorno às aulas presenciais será sempre opcional. A escola deve assegurar a manutenção do ensino integral remoto para os pais que assim escolherem.

- É proibida a realização de feiras, palestras, seminários, competições esportivas e acolhimento dos
alunos em espaço coletivo que possibilite aglomeração.

- Para apoiar na decisão dos pais e responsáveis quanto a retomada dos filhos às aulas presenciais, a instituição de ensino deve disponibilizar o modelo de ferramenta para Tomada de Decisão (CDC), previsto no protocolo.

- Todos os membros da equipe serão convidados a fazer um teste Covid-19 nos dias anteriores ao primeiro dia de aula.

- Comunicar professores, colaboradores, estudantes e seus responsáveis o retorno às aulas presenciais das Etapas Especiais 1, 2 e 3 com um mínimo de 7 dias úteis, junto com as normas que devem ser seguidas pela instituição de ensino, alunos, profissionais, terceirizados, fornecedores e famílias.

- Reorganizar turmas para garantir que os alunos possam sentar-se com distância igual ou superior a 1,5 metros entre eles.

- Escalonamento dos horários de entrada, saída, intervalo, banho (sistema integral ou outros), lanche e almoço das turmas para evitar aglomerações.

- Na entrada, medir a temperatura das pessoas. Proibir a entrada daquelas que apresentarem 37,5°C ou mais.

- Espaços dedicados às atividades lúdicas devem permanecer fechados.

- Profissionais que têm contato direto com as crianças da Educação Infantil deverão usar batas de manga longa por cima da roupa, e manter cabelos (quando longos) presos de alguma forma (rabos de cavalo, coque, trança, etc.).

O que fazer em casos suspeitos ou confirmados de Covid-19

 

- Comunicar em até 48 horas os familiares e autoridades sanitárias da suspeita ou confirmação de alunos e profissionais do contágio pela Covid-19 e acompanhar a situação de saúde.

- Em caso de confirmação, a pessoa só deve retornar de posse de autorização médica. E toda turma é instruída a fazer auto-quarentena por 14 dias, bem como realizar testagem.

- Em caso de familiares ou alunos que retornarem de viagem para o exterior ou outros estados com grande número de casos, estes deverão manter-se em isolamento voluntário por 14 dias para avaliar evolução da sua condição de saúde.

- Garantir que alunos e profissionais fiquem em casa quando apresentarem sintomas gripais, que tiverem
familiares sintomáticos ou esperando resultado de testes ou após contato com caso confirmado.

Com informações de Ítalo Cosme

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar